Ufes concede o título de professora emérita a Bernadette Lyra

26/05/2017 - 19:10  •  Atualizado 29/05/2017 17:35

“Poucas vezes fiquei tão comovida. Na verdade, meu coração disparou. Conheço a honraria que tal título carrega. E conheço os deveres que lhe são inerentes. Mas são doces. E são leves. Pois a honra e os encargos têm por fonte esta Universidade, que eu considero a minha Universidade”.

Foi assim que a professora Maria Bernadette Cunha de Lyra iniciou seu discurso de agradecimento na solenidade em que recebeu o Título Honorífico de Professora Emérita da Universidade Federal do Espírito Santo, realizada na tarde desta sexta-feira, 26. O título é concedido pelo Conselho Universitário a professores aposentados que se destacaram no exercício da atividade acadêmica.

Clique aqui para assistir matéria produzida pela TV Ufes.

Participaram da solenidade o reitor Reinaldo Centoducatte, a vice-reitora Ethel Maciel, o secretário de Cultura da Ufes Rogério Borges, proponente da homenagem, e o sub-secretário estadual de Cultura José Roberto Santos Neves, além de autoridades e servidores da Universidade.

A proposta de concessão do título à professora foi aprovada por unanimidade no Conselho Departamental  do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) e no Conselho Universitário.

“É com enorme alegria que concedo este título à professora Bernadette Lyra, pela edificante trajetória percorrida nesta instituição de ensino e também nas artes e na literatura. A professora é uma referência viva para várias gerações de estudantes e professores. Hoje a Universidade retribui a toda a dedicação de Bernadette Lyra a esta instituição”, destacou o reitor.

Comovida com a homenagem, a professora homenageada comentou que é pequeno o número de mulheres homenageadas com o título de professora emérita nas universidades brasileiras.

“Fiz uma pesquisa na Universidade de São Paulo, onde eu fiz meu doutorado, e descobri que são pouquíssimas. Os homens estão sempre em maior número, o que é ultrajante, pois as mulheres apresentam o mesmo esforço. Na minha opinião, é um dado maravilhoso a Ufes homenagear uma mulher. Meus amigos disseram: ‘que bom que a Ufes está finalmente homenageando uma professora”, comentou.

“Recebo este título com gratidão e a mesma determinação de seguir adiante, com que recebo todas as coisas que a vida me dá”, completou.

Carreira

Bernadette Lyra fez graduação no curso de Letras da Ufes, tem mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado em Cinema pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne (Paris V).

A homenageada atuou como professora no Departamento de Línguas e Letras da Ufes entre os anos de 1976 e 1997 e é autora de inúmeros livros e artigos sobre cinema e audiovisual, bem como de obras premiadas de ficção publicadas no Brasil e no exterior. Entre seus livros mais conhecidos estão A panelinha de breuAqui começa a dança e A capitoa.

Nascida em Conceição da Barra, a escritora ocupa a cadeira número 1 da Academia Espírito-Santense de Letras e dá nome ao prédio da pós-graduação do Departamento de Línguas e Letras da Ufes, localizado no campus de Goiabeiras.

Leia abaixo, em arquivo anexo, o discurso de agradecimento da professora emérita Bernadette Lyra.

Texto: Thereza Marinho, com a colaboração de Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)
Foto: Lucas Santos (estagiário de Comunicação)