Ufes concede título de Professora Emérita à escritora e professora Ester Abreu

10/09/2018 - 18:14  •  Atualizado 13/09/2018 11:22

A Ufes concede nesta quarta-feira, 12, o título de Professora Emérita à escritora e professora Ester Abreu Vieira de Oliveira, que atua como docente voluntária e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Letras. A solenidade será realizada às 17h30, no auditório do prédio IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Ufes, campus de Goiabeiras.

A concessão do título de Professor Emérito é um reconhecimento da Universidade a quem atingiu elevado grau de relevância em suas atividades acadêmicas, e que contribuíram decisivamente para a produção do saber, para a busca da ciência, para a multiplicação do conhecimento e para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão.

A outorga do título à professora Ester Abreu foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário da Ufes, em sessão realizada no dia 28 de junho.

Com intensa produção intelectual, a também historiadora e poeta Ester Abreu Vieira de Oliveira possui vasta obra, onde se destacam livros como Estudio de verbos españolesO mito de Don Juan e sua relação com Eros e TanathosEnsaios sobre dramaturgia – do clássico contemporâneoUltrapassando fronteiras em metapoemasO teatro se subjuga ao poder? Ideias esquartejadas sempre renascemRecordações de Muqui, cidade menina em prosa e verso, entre outros.

A professora possui graduação em Letras Neolatinas pela Ufes (1960), especialização em Filologia Espanhola em Madri (1968), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e pós-doutorado em Filologia Espanhola em Madri (2003). Aposentada, a professora mantém suas atividades como voluntária na Ufes, atuando em pesquisas na área de Estudos Literários no mestrado e doutorado em Letras.

Ela foi diretora de pesquisa e pós-graduação do Centro de Ensino Superior de Vitória, e tem destacada atuação na área de Letras com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, além de estudos sobre poesia, teatro e narrativas da literatura hispânica e brasileira. Ester pertence à Academia Espírito-santense de Letras, à Academia Feminina Espírito-santense de Letras, ao Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, à Associação Brasileira de Hispanistas, e à Asociación Internacional de Hispanistas.

Texto: Luiz Vital