Ufes divulga Termo de Adesão e Edital Regulamentador da edição 2020/2 do SiSU

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou nesta sexta-feira, 5, o Termo de Adesão e o Edital Regulamentador referentes ao ingresso de estudantes no segundo semestre de 2020, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesta edição, a Universidade ofertará 2.239 vagas, distribuídas em 59 cursos nos quatro campi da Ufes (Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus). Do total, 1.114 são destinadas à ampla concorrência e 1.125, à reserva de vagas (Lei 12.711/2012).

Os documentos podem ser acessados pelo site http://sisu.ufes.br/2020-2 e ambos contam com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Termo de Adesão é um documento firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade que apresenta informações detalhadas sobre os cursos ofertados na edição 2020/2 do Sisu, como o número de vagas e as notas mínimas para ingresso. Já o Edital Regulamentador traz as normas, as rotinas e os procedimentos necessários à realização do acesso aos cursos de graduação da Ufes.

Procedimentos remotos

Um dos desafios desta edição do Sisu é estruturar os trabalhos de seleção para que os candidatos realizem os procedimentos de matrícula da forma mais segura possível, a fim de evitar a contaminação pelo coronavírus. Apesar de boa parte dos procedimentos, em edições anteriores, já acontecer de maneira remota, a Universidade modificou algumas etapas, como a conferência de documentação e os procedimentos para avaliação étnico-racial. Os detalhes serão futuramente divulgados por meio de editais a serem publicados na página do Sisu/Ufes.

A Prograd recomenda que os estudantes leiam com atenção tanto o Edital quando o Termo de Adesão, tendo em vista as particularidades desta edição.

No processo seletivo de 2020/2, a verificação dos candidatos que concorrem à modalidade de reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas (PPI) será realizada por Comissão de Avaliação Étnico-Racial antes da confirmação de matrícula, seguindo procedimentos a serem divulgados em edital específico. A verificação feita pela Comissão levará em conta única e exclusivamente as características fenotípicas do candidato, jamais a ascendência.

Já os candidatos com deficiência deverão apresentar laudo médico específico, assinado por um médico especialista, contendo na descrição clínica o tipo e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), bem como a provável causa da deficiência e as limitações impostas por ela. O laudo será analisado pela Comissão de Avaliação Biopsicossocial da Ufes, também em procedimento a ser detalhado futuramente.

A lista com a documentação necessária para os candidatos classificados (em todas as modalidades) pode ser verificada no Edital Regulamentador.

Inscrições

O período de inscrições, conforme previsão do MEC, ocorrerá no período de 16 a 19 de junho de 2020. A Prograd recomenda que os estudantes fiquem atentos a possíveis mudanças no cronograma a ser divulgado pelo Ministério e às atualizações que são realizadas no site oficial do Sisu/Ufes.

A seleção de candidatos pelo Sisu utiliza como base, exclusivamente, os resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes ao ano de 2019. 

Os cursos de licenciatura em Educação do Campo e em Letras Libras, bem como os cursos na modalidade de ensino a distância, não terão vagas oferecidas no Sisu 2020/2.

Para mais informações sobre o processo de seleção, acesse http://www.sisu.ufes.br/.

Esclarecimento sobre o ingresso dos novos estudantes

Administração Central da Ufes esclarece que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo totalmente coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), cabendo às universidades aderirem ou não a ele.

A Ufes está com suas atividades presenciais suspensas, atendendo as orientações sanitárias em razão da pandemia do novo coronavírus. No momento, está sendo elaborado um Plano de Contingência para a retomada das atividades assim que for possível. Este plano conterá objetivos e ações sobre o ensino durante e após o período de isolamento social exigido pela grave crise na saúde pública.

O ingresso dos novos estudantes se dará de acordo com as definições do Plano de Contingência.

A inscrição para o Sisu 2020/2 será disponibilizada no site do MEC e, conforme previsão desse órgão, ocorrerá no período de 16 a 19 de junho de 2020. Poderá fazer a inscrição, para o segundo semestre, o estudante que participou do Enem 2019 e obteve nota na redação diferente de zero.

Para mais informações, acesse http://sisu.ufes.br/

 

Matéria atualizada em 6/06/2020, às 19h49

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho

 

 
Categoria: 
Destaque
Edital
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.