Ufes e Cesan juntas para a construção de redes sustentáveis de saneamento

09/03/2017 - 17:55  •  Atualizado 10/03/2017 14:42

A Ufes e a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) assinaram na tarde desta quinta-feira, 9, um convênio para a execução de um projeto de construção de uma rede de tratamento de esgoto mais econômica e sustentável, reduzindo o impacto causado pelo lançamento, no meio ambiente, de resíduos gerados nesse processo de tratamento.

Participaram da assinatura do convênio o reitor Reinaldo Centoducatte; e o diretor-presidente da Cesan, Paulo Andreão; além de professores de Engenharia da Ufes, diretores da Cesan e estudantes de Engenharia Ambiental. A solenidade foi realizada na Sala das Sessões dos Conselhos Superiores da Ufes, no campus de Goiabeiras.

A parceria foi possível graças a pesquisas que vêm sendo realizadas no Departamento de Engenharia Ambiental da Ufes, visando o aproveitamento do potencial econômico de produtos gerados nas estações de tratamento de esgoto. A inovação do projeto está na capacidade do sistema em gerar produtos com alto valor agregado, como biogás, água de reúso e nutrientes recicláveis, que poderão ser comercializados no mercado e proporcionarão uma redução de custos no tratamento de esgoto.

O coordenador do convênio na Ufes e professor de Engenharia Ambiental, Sérvio Túlio Cassini, afirmou que 28 pesquisadores da Universidade estão trabalhando no projeto. “Este trabalho vai modificar a concepção de tratamento de esgoto" disse.

Já o professor Ricardo Franci, um dos responsáveis pelo Grupo de Pesquisa Núcleo Água, afirmou que a estimativa é que as estações de tratamento de esgoto deixem de existir até 2040: “Elas serão substituídas por usinas geradoras de energia e de reúso de água. Estamos trabalhando nesta direção. Com isso, ganhamos nós e ganha a sociedade”.

Modernização

O diretor-presidente da Cesan, Pablo Andreão, destacou que há uma grande necessidade de investimento e ampliação no sistema de saneamento e, para isso, a empresa precisa contar com a parceria da Universidade para a modernização dos processos. “Vemos processos que estão ainda no século XIX, por isso precisamos muito do apoio da Universidade. Tenho certeza de que a Cesan e a Ufes poderão construir muitas outras parcerias para melhorar a qualidade de vida do povo capixaba”, afirmou.

Para o reitor Reinaldo Centoducatte, essa nova demanda coloca muitos desafios para a Universidade, o que é importante para a geração de novos conhecimentos. “O desafio está aceito. Vamos identificar as demandas da Cesan e identificar que competências podem ser desenvolvidas. A importância desta parceria está no desenvolvimento de projetos que geram conhecimento e transformam tecnologias para servir à comunidade”, destacou.

A parceria entre as instituições prevê a utilização, pelos estudantes e pesquisadores do curso de Engenharia Ambiental da Ufes, de uma estação modelo de tratamento de esgoto instalada na Cesan.

Na foto (da esquerda para a direita), o coordenador do convênio na Cesan, Nestor Gorza; o diretor-presidente da Cesan, Pablo Andreão; o reitor Reinaldo Centoducatte; e o coordenador do convênio na Ufes, Sérvio Túlio Cassini.

Texto e foto: Thereza Marinho
Colaboração: Nábila Corrêa