Ufes e Ifes apresentam demandas ao ministro da Educação

19/11/2015 - 17:35  •  Atualizado 20/11/2015 17:23

A vice-reitora da Ufes no exercício da Reitoria, Ethel Maciel, e o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Denio Rebello, foram recebidos nesta quinta-feira, 19, em Brasília, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em reunião agendada pela senadora Rose de Freitas em apoio ao desenvolvimento das instituições capixabas.

No encontro foi solicitado ao ministério a liberação de recursos do contingenciamento financeiro da Ufes, que hoje estaria em torno de R$ 10 milhões. Foi entregue ainda um projeto de criação de curso de Medicina no Centro Universitário Norte do Espírito Santo, em São Mateus.

O ministro Mercadante informou que a liberação vai depender da aprovação da mudança da meta fiscal 2015 e do Orçamento Geral da União 2016 no Congresso Nacional. “Ainda não sabemos qual será o nosso Orçamento para o ano que vem e o recado, por enquanto, é não empenhar para depois desempenhar”, justificou.

Investimentos

Presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), a senadora Rose de Freitas reforçou que, no colegiado, há um acordo entre governo e oposição para não medir esforços em destinar recursos para Educação e Saúde. “Fizemos um pacto por investimentos nesses dois setores”, apontou.

A vice-reitora Ethel Maciel destacou o empenho da senadora Rose de Freitas: "Em meio às muitas atribuições de seu cargo, a senadora se comprometeu em ajudar a Ufes e o Ifes e, além de agendar a reunião, participou conosco, nos auxiliando de modo fundamental na negociação".

O reitor do Instituto Federal do Espírito Santo, Denio Rebello Arantes, também entregou documento ao ministro para solicitar investimentos na unidade. Além dele e da senadora Rose de Freitas, participaram da reunião o pró-reitor de Administração da Ufes, Eustáquio de Castro, o diretor do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Roney Pignaton da Silva, e o assessor do pró-reitor de Planejamento, Aldous Pereira Albuquerque.

Texto: Thereza Marinho, com informações da assessoria da senadora Rose de Freitas
Foto: Assessoria da senadora Rose de Freitas