Ufes e instituições mexicanas pesquisam política de acesso para deficientes

24/10/2014 - 16:00  •  Atualizado 27/10/2014 16:09

Os professores da Ufes Edson Pantaleão Alves, Reginaldo Célio Sobrinho (Centro de Educação) e Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Centro de Educação Física e Desportos) estarão no México no período de 27 de outubro a 7 de novembro para realizar atividades  vinculadas à pesquisa “Políticas de acesso e de permanência de pessoas com deficiência no ensino comum: um estudo comparado de sistemas educativos brasileiros e mexicanos”. Três municípios capixabas – São Mateus, Vila Velha e Vitória – e o município mexicano Xalapa, no Estado de Veracruz, fazem parte da pesquisa.

Além dos professores, participarão dessas atividades dois alunos de doutorado, seis alunos de mestrado e um aluno de especialização, todos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação. A equipe contará ainda com a participação de duas professoras da Educação Básica e de três representantes da Secretaria Municipal de Educação de São Mateus.

Os professores, juntamente com sua equipe de pesquisadores e demais profissionais da Educação Básica, participarão de reunião com a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Xalapa; de visita técnica a escolas de Educação Básica desse município; de um encontro para o planejamento de pesquisa com professores da Universidade Veracruzana (campus de Xalapa); do Seminário Internacional de Literatura y Civilización, no dia 30 de outubro, organizado pela Faculdade de Idiomas e pelo Instituto de Investigações Psicológicas da Universidade Veracruzana; e do XV Simpósio Internacional Processo Civilizador, na Universidade Nacional Autônoma do México, com apresentação de seis trabalhos de autoria dos professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE).

Ainda no âmbito da pesquisa, a professora Alma de los A. Cruz Juarez, coordenadora do Programa Universitário para a inclusão e integração de pessoas com deficiência, da Universidade Veracruzana, esteve na Ufes no período de 22 a 26 de setembro e participou do III Seminário Nacional de Educação Especial / XIV Seminário Capixaba de Educação.

Por Letícia Nassar