Ufes e Instituto Elimu firmam parceria para a formação de gestores e líderes

25/08/2015 - 18:11  •  Atualizado 26/08/2015 17:01

Com o objetivo de formar professores, lideranças jovens e gestores para atuarem em movimentos sociais e em políticas públicas para a população negra, a Ufes, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), e o Instituto Elimu Professor Cleber Maciel se reuniram para firmar parcerias que possibilitarão a realização dessa formação.

O reitor Reinaldo Centoducatte e a vice-reitora Ethel Maciel receberam nesta segunda-feira, 24, a visita dos representantes do Instituto Elimu e do International Leadership Institute (Minnesota/EUA) iniciando as atividades para o desenvolvimento de um intercâmbio internacional entre as instituições. “A ideia, principalmente a partir da adoção das cotas raciais, é a de proporcionar aos afrodescendentes a oportunidade de galgar cargos de liderança na sociedade”, disse a vice-reitora.

O Instituto Elimu foi criado com o objetivo de promover o desenvolvimento social, econômico e educativo do povo de origem africana e de seus descendentes, no Espírito Santo, por meio da realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os representantes do International Leadership Institute estão no Estado para conhecer a Ufes, o Instituto Elimu e a realidade dos negros.

A professora do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação e pesquisadora do Neab, Patrícia Rufino, destaca a importância dessa iniciativa. “Estamos construindo a possibilidade de intercâmbio e de trocas de conhecimento. Esperamos, também, fomentar ações internas na Ufes para a formação dos alunos negros e das políticas de atendimento institucional voltadas para esse grupo”, ressalta.

Texto: Letícia Nassar