Ufes e Polícia Civil realizam I Colóquio Homens e Violência contra as Mulheres

O Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência da Ufes (LEG) e a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PC-ES) realizam, no dia 1º de dezembro, o I Colóquio Homens e Violência contra as Mulheres, com o objetivo de reunir profissionais e grupos de ação e prevenção à violência de gênero do Espírito Santo e de outros estados para debates e troca de experiências.

O colóquio será realizado das 8 às 18 horas, no auditório do IC-2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, em Vitória. As inscrições são gratuitas e o número de vagas é limitado.

De acordo com a professora e coordenadora do LEG, Beatriz Nader, a Lei Maria da Penha prevê a promoção e a realização de campanhas educativas que possam levar à sociedade conhecimento sobre a proteção aos direitos humanos das mulheres e mostrar o quanto a crueldade das agressões feitas a elas pode causar danos à família e, por conseguinte, a toda a sociedade.

A professora explica que “a violência de gênero tem causa no entendimento masculino de que existe uma hierarquia na qual as mulheres são sempre inferiores aos homens e, por desconhecimento de valores à dignidade humana, as agressões às mulheres são repetidas com frequência”.

Durante o evento, serão apresentados os projetos “Homem que é homem”, da Polícia Civil, e “Fala homem”, da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), além de trabalhos do Fórum de Homens Capixabas pelo Fim da Violência contra as Mulheres e do LEG.

O colóquio contará também com a presença da professora e psicóloga Maisa Guimarães (Brasília/DF), que falará sobre a atuação profissional no Programa Núcleo de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica; e dos professores Adriano Beiras (Universidade Federal de Santa Catarina) e Fernando Acosta, coordenador do Espaço Somato (RJ), que apresentarão pesquisas e intervenções no contexto brasileiro.

Os interessados em participar devem acessar o endereço eletrônico legpv.ufes.br, onde está disponível a ficha de inscrição.

Veja no arquivo anexado abaixo a programação completa do evento. 

Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.