Ufes e Prefeitura da Serra discutem ações preventivas caso óleo chegue ao município

11/11/2019 - 18:45  •  Atualizado 12/11/2019 18:18

O reitor Reinaldo Centoducatte recebeu na tarde desta segunda-feira, 11, a secretária de Meio Ambiente do município da Serra, Áurea Almeida, que está iniciando ações preventivas para o caso de o óleo que atingiu as praias do Nordeste, e já foi identificado no litoral capixaba, chegar também o município.

Participaram da reunião os pesquisadores Eustáquio de Castro, do Departamento de Química; Renato Rodrigues Neto e Renato Ghisolfi, do Departamento de Oceanografia; e Marcos Teixeira, do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas do campus de São Mateus.

“Procuramos a Universidade em busca de apoio institucional e orientação técnica, principalmente para questões relacionadas ao estudo do pescado e a outros possíveis impactos que a chegada do óleo possa trazer”, afirma a secretária.

Durante a reunião, também foram abordadas medidas de proteção e ações de educação ambiental que devam ser adotadas com relação aos pescadores, vendedores que atuam nas praias e voluntários.

“Foi muito válido, pudemos trocar experiência com pesquisadores que já estão atuando em outros municípios”, ressalta Áurea Almeida.

Prevenção

Segundo os pesquisadores, não é possível afirmar com precisão se o óleo chegará ao litoral da Serra da mesma forma que chegou às outras praias. No entanto, a prevenção é necessária.

O professor Marcos Teixeira destacou a importância de treinar voluntários, especialmente os pescadores da região, e distribuir kits de proteção que contenham, no mínimo, luvas e botas. Já o professor Renato Rodrigues Neto disponibilizou o apoio da Empresa Júnior de Oceanografia (Ecoceano) para dar suporte ao município em ações de educação ambiental.

“Estamos à disposição para auxiliar o município naquilo que estiver ao nosso alcance”, afirmou o reitor Reinaldo Centoducatte.

Desde o início de novembro, a Ufes está participando do comitê estadual que prepara um plano de ação para a chegada do óleo ao Espírito Santo. Professores e pesquisadores da Universidade estão envolvidos no monitoramento marítimo e na orientação de integrantes da comunidade acadêmica que possam colaborar em ações específicas, por meio de trabalho voluntário.

Texto e foto: Thereza Marinho