Ufes e Prefeitura de Vitória criam Grupo de Estudos da Juventude

22/08/2014 - 19:02  •  Atualizado 25/08/2014 18:05

A Ufes, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) e em parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória e com o Centro de Referência da Juventude, realizará uma reunião nesta segunda-feira, dia 25, para a instalação do Grupo de Estudos da Juventude (GEJuv), que tratará de temas como juventude e protagonismo.

A reunião acontecerá às 14 horas, na sala de reuniões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs). O evento acontece no mês em que se comemora o Dia Mundial da Juventude, celebrado em 12 agosto.

Um dos objetivos é a formação continuada de grupos e coletivos comprometidos com a gestão de espaços institucionais que tratam dos temas referentes à juventude e suas interfaces com a cidadania e os direitos humanos.

Para o diretor do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Proaeci, Alexsandro Rodrigues, este grupo será um potencializador na formação de novos quadros de protagonismo juvenil nos espaços da cidade e do estado. “Muitos egressos da Ufes ocupam diversos cargos e gerências de juventude em secretarias municipais e estaduais, mas esse é um movimento de fora para dentro da Universidade”, afirma Rodrigues.

A Ufes, por meio da Proaeci, oferece diversos projetos e programas para a comunidade universitária, formada predominantemente por jovens. Entre eles estão o projeto Sorriso, Saúde da Mulher, Acolher e Integrar, Prevenção DST/Aids, Portas Abertas, Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico, Espaço A (acolhimento), Projeto Gaia e Encantos e Encontros. Além disso, também são ofertados os auxílios moradia, material de consumo, transporte e alimentação. Todas as ações visam a assegurar a permanência do estudante na Universidade.

Por Hélio Marchioni