Ufes e Sectti assinam termo de cooperação para a 11ª Semana de C&T

23/10/2014 - 10:48  •  Atualizado 24/10/2014 16:04

O reitor Reinaldo Centoducatte e o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti), Alberto Gavini Filho, assinaram nesta quinta-feira, 23, o Termo de Cooperação Técnica para a realização da 11ª Semana Nacional e Estadual de Ciência e Tecnologia 2014 no campus de Goiabeiras.

A solenidade foi realizada na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel; do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky; do diretor Administrativo-Financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), José Euler Ribeiro; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neyval Costa Reis Júnior; do pró-reitor de Administração, Eustáquio de Castro; e de diretores de Centro de Ensino da Universidade.

O evento, que acontecerá entre os dias 12 a 15 de novembro, tem o objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica no Espírito Santo e no Brasil.

“A Semana de Ciência e Tecnologia já está inserida na agenda do Espírito Santo. Temos que nos orgulhar deste trabalho e quero agradecer ao Governo do Estado por premiar a Ufes,com este evento no ano em que a Universidade comemora seus 60 anos”, disse o reitor.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia destacou os resultados desta iniciativa: “Essa parceria é uma parceria fantástica. Os alunos que participarem de um eveno como este vão querer desafios novos e os talentos que surgirem aqui vão aparecer daqui há alguns anos”.

Público

Em 2013, a Semana C&T foi realizada na Praça do Papa, em Vitória, e recebeu um público de 154 mil pessoas dos 78 municípios do Espírito Santo. Para abrigar o evento, duas tendas estão sendo montadas em frente à portaria norte do campus. Além do espaço da tenda principal, as atividades da Semana C&T também acontecerão no Planetário, no Teatro Universitário e no Cine Metrópolis.

A Semana, que este ano vai abordar o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social”, é realizada pela Sectti, em parceria com a Fapes, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Universidade, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação. Seus objetivos são popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, desenvolver talentos, divulgar produtos e serviços e promover a troca de experiências entre estudantes, professores, pesquisadores, inventores e sociedade em geral.

Por Thereza Marinho, com foto de Jorge Medina