Ufes e Secult lançam livro sobre os 160 anos da Biblioteca Pública

30/11/2016 - 08:35  •  Atualizado 02/12/2016 10:56

Nesta quinta-feira, 1º, às 19 horas, será lançado o livro “160 anos de história: Biblioteca Pública do Espírito Santo”, organizado pela professora do Departamento de História da Ufes Adriana Pereira Campos e pela pesquisadora e diretora da Biblioteca e gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo Rita de Cássia Maia e Silva Costa.

A obra reconta a história da Biblioteca Pública (BPES), fundada em 1855, expõe os seus processos de modernização, as dificuldades ao longo do tempo, e faz apontamentos para o seu futuro, a partir de capítulos escritos por pesquisadores, escritores e historiadores. A produção é uma parceria da Universidade com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O lançamento será na sede da BPES, na Enseada do Suá, Vitória.

“A Biblioteca Pública do Espírito Santo foi a quinta biblioteca criada no Brasil. Em 2009 essa biblioteca foi refundada, seu prédio foi totalmente remodelado, todo modernizado, as condições de guarda do acervo foram melhoradas e a ideia do livro surgiu exatamente a partir de uma comissão que foi responsável por reorganizar o acervo da biblioteca nesta época. A reorganização do acervo foi um trabalho grandioso e os autores são pessoas envolvidas com essa reorganização. Os artigos tratam exatamente do acervo da biblioteca. Pensamos este livro para que o leitor conheça sobre a biblioteca, porque há um certo desconhecimento”, explica Adriana Campos.

Relatos

A obra tem prefácio do secretário de Estado da Cultura, João Gualberto, e posfácio do reitor Reinaldo Centoducatte. Além de apresentar a trajetória da BPES a partir de diferentes considerações históricas apresentadas pela professora Adriana Campos e pela pesquisadora Rita de Cássia Maia e Silva Costa, o livro também traz textos de conceituados intelectuais capixabas, com relatos de Reinaldo Santos Neves, Fernando Achiamé, Paulo Roberto Sodré, Getúlio Pereira Neves, Letícia Pedruzzi Fonseca, Heliana Soneghet Pacheco, Alzinete Roccon Biancardi e Pedro Nunes.

O reitor Reinaldo Centoducatte, que participará do lançamento, considera que a BPES é um instrumento fundamental para a difusão do conhecimento científico e cultural. “A Biblioteca Pública deve persistir na missão de ser o principal repositório da memória e da produção intelectual capixaba, e continuar a semear ciência e cultura na sociedade, para se consolidar definitivamente como importante ferramenta de construção da cidadania e referência regional e nacional de pesquisa e leitura”, ponderou.

O reitor destaca que, em sua trajetória, a BPES sempre foi um espaço importante de pesquisa para diferentes gerações de professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, e de servidores técnicos da universidade.

Serviço:

Lançamento do livro “160 anos de história: Biblioteca Pública do Espírito Santo”
Data: 1º de dezembro - quinta-feira
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) - Avenida João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória
Entrada franca

Texto: Luiz Vital, com colaboração de Isabella Altoé (estagiária de Comunicação)