Ufes e Senai assinam convênio de cooperação técnica

24/09/2018 - 17:35  •  Atualizado 25/09/2018 18:23

O reitor Reinaldo Centoducatte e o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Mateus Simões de Freitas firmaram  nesta segunda-feira, 24, no Gabinete da Reitoria, um acordo de cooperação técnica. O objetivo é estabelecer meios de intercâmbio, principalmente com o Centro Tecnológico (CT) da Universidade, para desenvolver ações que visem apoiar realizações de estudos, pesquisas e outras atividades acadêmicas de comum interesse para o desenvolvimento da indústria do Estado do Espírito Santo.

Entre essas ações estão a realização de estudos e pesquisas de interesse da indústria capixaba; apoio a projetos realizados no âmbito dos cursos de educação profissional  técnica, de graduação, pós-graduação e extensão; apoio ao desenvolvimento de programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado; realizações de visitas técnicas entre as instituições; e compartilhamento de espaços físicos e acadêmicos para realizações de atividades acadêmicas.

A assinatura do convênio contou a presença do diretor do CT, Geraldo Sisquini;  do decano do Conselho Universitário, Armando Biondo; e dos professores do CT Herbert Carneiro, Luciano Raizer Moura e Luiz Fernando Schettino.

Indústria 4.0

Entre os projetos em andamento está a pesquisa “Adoção de tecnologia da manufatura avançada por pequenas e médias indústrias: meios e diretrizes para migração para a indústria 4.0”.

Indústria 4.0 é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de Sistemas Ciber-Físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem, criando uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões mais descentralizadas.

Esse projeto, que na Ufes é coordenado pelo professor do Departamento de Tecnologia Industrial do CT, Luciano Raizer Moura, prevê estudos sobre a nova era da industrialização e seus impactos sobre a competitividade das indústrias  brasileiras, a fim de identificar os meios e as diretrizes que possam apoiar as pequenas e médias indústrias na adoção de tecnologias da manufatura avançada, visando a migração para indústria 4.0.

Texto e foto: Jorge Medina