Consciente da importância e da gravidade do surto de febre amarela que está atingindo o Espírito Santo, a Ufes realizará neste sábado, 4, um mutirão de vacinação contando com a participação de professores, técnicos e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Farmácia, e do Hospital Universitário. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.
O mutirão será realizado das 8 às 17 horas, nas salas da Ala 1 e 2 do Centro de Educação Física e Desportos (foto), no campus de Goiabeiras, e é aberto a toda a comunidade. Inicialmente, serão disponibilizadas 2 mil doses da vacina somente para este sábado. É importante trazer o cartão de vacinação.
Profissionais e estudantes da Ufes já vêm participando como voluntários de ações realizadas por prefeituras, e se encarregarão de todo o processo de preparação, triagem e aplicação das vacinas ao longo do dia.
A partir de segunda-feira, 6, o local permanecerá funcionando como mais um posto de vacinação em Vitória, no esforço para que a doença não se alastre.
Interior
Nas cidades de Alegre e São Mateus, onde a Ufes tem outros dois campi, há negociações com as prefeituras locais para que ações semelhantes sejam feitas a partir da próxima semana. No entanto, os diretores dos centros nesses dois campi alertam à comunidade acadêmica que devem procurar as unidades de saúde no município para realizarem a vacinação contra a febre amarela, e que devem lembrar-se de estar de posse de seus cartões de vacinação.
O reitor Reinaldo Centoducatte ressalta que este é um papel social da Universidade: “temos profissionais e estudantes altamente qualificados, e, como instituição pública, é nosso compromisso participar deste esforço, não apenas com pesquisas, mas com ações concretas”.
Atualizada em 03/03/17 às 17h29.