Ufes fica em 30º lugar entre 192 universidades de todo o Brasil

14/09/2015 - 17:47  •  Atualizado 29/06/2022 18:19

A Ufes alcançou a 30ª posição no Ranking Universitário Folha (RUF) 2015, divulgado nessa segunda-feira, 14. A colocação representa uma ascensão de quatro posições em comparação ao ranking de 2013 e de uma posição em comparação ao de 2014.

O RUF avaliou 192 universidades públicas e privadas do Brasil com base em cinco indicadores: Pesquisa, Internacionalização, Inovação, Ensino e Mercado. Em relação ao ranking de 2014, a Ufes avançou nos quesitos Ensino, Pesquisa e Inovação, com destaque para o Ensino, que saiu da 66ª posição para a 40ª.

Dos 35 cursos da Ufes que foram avaliados, o curso de Medicina obteve a melhor nota, ficando em 16º lugar, em comparação aos demais cursos avaliados em todo o país. Em seguida estão os cursos de Farmácia (18º), Engenharia Ambiental (19º), Agronomia (20º) e Engenharia de Produção (21º).

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Anilton Salles, os resultados demonstram que os investimentos realizados pela gestão da Ufes estão na direção correta. "Ao mesmo tempo que comemoramos os avanços, o ranking também revela os grandes desafios que temos que enfrentar nos próximos anos. Esse resultado colabora para um realinhamento do planejamento institucional da Universidade", destaca Salles.

Metodologia

O RUF foi realizado pela primeira vez em 2012, quando a Ufes ficou na 32ª posição. A avaliação do RUF contempla as 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados em 2011 (último dado disponível no instituto de pesquisa do Ministério da Educação, o Inep).

Conduzido pelo Datafolha, o levantamento usa basicamente os mesmos critérios de ensino e mercado do ranking geral de universidades, mas com adaptações metodológicas para atender às diferenças de propósitos das instituições, que nesse caso incluem também os centros universitários e faculdades.

O ranking completo está disponível no endereço ruf.folha.uol.com.br.

Texto: Hélio Marchioni