Ufes forma a primeira turma de bacharéis em Tradução e Interpretação de Libras

30/01/2018 - 13:03  •  Atualizado 01/02/2018 09:54

Pela primeira vez na história da Ufes, haverá formatura de uma turma presencial do curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras - Língua Portuguesa. A solenidade de colação de grau será nesta quarta-feira, 31, às 19 horas, no Teatro Universitário.

O curso, que forma profissionais qualificados para atuarem com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi criado em 2014, quando a Ufes abriu pela primeira vez um vestibular específico para o curso, com 30 vagas ofertadas. Após quatro anos, os primeiros profissionais estão sendo formados pela Universidade. O coordenador dos cursos de Letras Neolatinas, entre eles Letras/Libras, Orlando Lopes, destaca a importância desse momento: "A primeira formatura da habilitação em Libras é representativa de uma Ufes que se compreende como espaço para todos os grupos sociais, é uma indicação de que a Universidade é participante não só dos processos de desenvolvimento econômico, mas também de acolhimento e de verdadeira inclusão social", destacou ele.  A estudante Daniela Gomes Gumiero, uma das formandas, afirmou que “A conquista deste curso na Universidade e no estado foi um marco histórico, resultado de muita luta para a comunidade surda”.

O curso de Letras-Libras tem como objetivo formar bacharéis atendendo à crescente demanda por profissionais qualificados, devido também aos dispositivos legais de acessibilidade e novas políticas educacionais de ações afirmativas que direcionam um número cada vez maior de surdos para os espaços educacionais.

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi declarada em 2002 pela Lei nº 10.436 a segunda língua oficial do país. Três anos depois, foi regulamentada e teve incluído em seu texto o Art. 3º que trata da inclusão obrigatória da Libras na grade curricular dos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia.

Atualmente, além desta turma de formandos, a Ufes conta ainda com mais duas turmas de graduandos em Letras-Libras.

Texto: Lorraine Paixão

Foto: Teatro Universitário