Ufes funciona em horário especial até o dia 20 de janeiro

A partir desta segunda-feira, 2 de janeiro, todos os setores da Reitoria e dos órgãos administrativos da Universidade estão funcionando em horário especial, das 7 às 13 horas. A medida tem o objetivo de reduzir gastos com energia elétrica e se estenderá até o dia 20 de janeiro, quando terá início o período de reposição das aulas que foram suspensas em função das ocupações e das greves.

A alteração do horário de funcionamento foi aprovada em reunião do Conselho Universitário realizada no dia 19 de dezembro, com base nos princípios de economicidade, razoabilidade e eficiência (veja a resolução no arquivo anexado abaixo).

Centros de Ensino ou unidades que oferecerem atendimento diferenciado poderão definir outro horário de funcionamento, se houver demandas específicas de atendimento aos estudantes consideradas como excepcionalidades. É o caso de cursos que ofertam disciplinas de verão, por exemplo.

O horário especial durante o recesso acadêmico já foi adotado pela Administração Central da Ufes no período de 4 de janeiro a 21 de fevereiro e no período de 13 a 31 de julho de 2016. Segundo relatório da Prefeitura Universitária, no recesso acadêmico do início de 2016 foi registrada uma economia de R$ 1.076.085,26 e de R$ 111.141,93 somente nas contas de energia elétrica e de água, respectivamente, nos quatro campi da Ufes.

O horário especial não se aplica ao Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes.

Compensação

Os servidores técnico-administrativos com jornada de trabalho flexibilizada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais terão a flexibilização suspensa até o término do período de horário especial.

Desta forma, todos os servidores com jornada diária de 8 horas (à exceção daqueles cuja jornada de trabalho inferior a 8 horas diárias é estabelecida em legislação específica) deverão cumprir as horas excedentes ao horário estabelecido participando de cursos de capacitação presenciais ou à distância, ou compensando as horas não trabalhadas em um prazo de até 90 dias após o término do horário especial, podendo exceder a jornada diária em até, no máximo, duas horas.

Serviços

Até o dia 20 de janeiro, outros setores da Universidade terão seu horário de funcionamento alterado. Confira:

Restaurante Universitário

Nos campi de Alegre e São Mateus, os restaurantes serão reabertos no dia 23 de janeiro. Já nos campi de Goiabeiras e Maruípe, a reabertura será no dia 30 de janeiro.

Bibliotecas

No período de 2 a 20 de janeiro, o funcionamento de todas as bibliotecas será das 7 às 13 horas, à exceção da biblioteca setorial do campus de São Mateus, que funcionará das 7 às 17 horas devido aos cursos de verão. 

Livrarias

A Livraria da Ufes e a Livraria SBS funcionarão das 7 às 13 horas no período de 2 a 20 de janeiro.

Espaços culturais

O Cine Metrópolis suspenderá sua programação durante o mês de janeiro. Durante o período haverá manutenção do espaço e de equipamentos.

A Galeria de Arte Espaço Universitário continua com a exposição Esculturas em Aço, com obras do artista plástico José Carlos Vilar. Até o dia 20 de janeiro, o funcionamento será das 7 às 13 horas. 

O Teatro Universitário manterá sua programação de eventos acadêmicos.

 

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.