Ufes funcionará em horário especial no período de 2 a 20 de janeiro

20/12/2016 - 10:54  •  Atualizado 27/12/2016 16:04
Ufes funcionará em horário especial no período de 2 a 20 de janeiro

A partir do dia 2 de janeiro de 2017, todos os setores da Reitoria e dos órgãos administrativos da Universidade funcionarão em horário especial, das 7 às 13 horas. A medida tem o objetivo de reduzir gastos com energia elétrica e se estenderá até o dia 20 de janeiro, quando termina o recesso acadêmico.

A alteração do horário de funcionamento foi aprovada em reunião do Conselho Universitário realizada nesta segunda-feira, 19, com base nos princípios de economicidade, razoabilidade e eficiência.

Centros de Ensino ou unidades que oferecerem atendimento diferenciado poderão definir outro horário de funcionamento, se houver demandas específicas de atendimento aos estudantes consideradas como excepcionalidades. É o caso de cursos que ofertam disciplinas de verão, por exemplo.

O horário especial durante o recesso acadêmico já foi adotado pela Administração Central da Ufes no período de 4 de janeiro a 21 de fevereiro e no período de 13 a 31 de julho deste ano. Segundo relatório da Prefeitura Universitária, no recesso acadêmico do início de 2016 foi registrada uma economia de R$ 1.076.085,26 e de R$ 111.141,93 somente nas contas de energia elétrica e de água, respectivamente, nos quatro campi da Ufes.

O horário especial não se aplica ao Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes.

Compensação

Os servidores técnico-administrativos com jornada de trabalho flexibilizada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais terão a flexibilização suspensa até o término do período de horário especial.

Desta forma, todos os servidores com jornada diária de 8 horas (à exceção daqueles cuja jornada de trabalho inferior a 8 horas diárias é estabelecida em legislação específica) deverão cumprir as horas excedentes ao horário estabelecido participando de cursos de capacitação presenciais ou à distância, ou compensando as horas não trabalhadas em um prazo de até 90 dias após o término do horário especial, podendo exceder a jornada diária em até, no máximo, duas horas.

Serviços

Até o dia 20 de janeiro, outros setores da Universidade terão seu horário de funcionamento alterado. Confira:

Restaurante Universitário

Nos campi de Goiabeiras e Maruípe: A partir desta segunda-feira, 19, atendem apenas para almoço. Nos dias 22 e 23 de dezembro, o horário de distribuição do almoço será das 11 às 12h30. Os restaurantes serão reabertos ao público no dia 30 de janeiro de 2017.

Nos campi de Alegre e São Mateus: Os restaurantes funcionarão até o dia 21 de dezembro e serão reabertos no dia 23 de janeiro de 2017.

Bibliotecas

Até o dia 30 de dezembro, a Biblioteca Central (campus de Goiabeiras), a biblioteca setorial do Centro de Educação e as bibliotecas setoriais dos campi de Maruípe, São Mateus e Alegre funcionarão das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira. Já a biblioteca setorial do Centro de Artes funcionará das 7 às 14h, de segunda a sexta-feira,

No período de 2 a 20 de janeiro de 2017, o funcionamento será das 7 às 13 horas, à exceção da biblioteca setorial do campus de São Mateus, que funcionará das 7 às 17 horas devido aos cursos de verão.

Livrarias

A Livraria da Ufes e a Livraria SBS funcionarão normalmente até o final de dezembro. No período de 2 a 20 de janeiro de 2017, o funcionamento será das 7 às 13 horas.

Espaços culturais

O Cine Metrópolis suspenderá sua programação durante o mês de janeiro. Durante o período haverá manutenção do espaço e de equipamentos.

A Galeria de Arte Espaço Universitário continua com a exposição Esculturas em Aço, com obras do artista plástico José Carlos Vilar. Até o final de dezembro a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e tem entrada gratuita. No período de 2 a 20 de janeiro de 2017, o funcionamento será das 7 às 13 horas.

O Teatro Universitário manterá sua programação de eventos acadêmicos.

Texto: Thereza Marinho