Ufes funcionará em horário especial de 6 de janeiro a 14 de fevereiro

02/01/2020 - 13:40  •  Atualizado 10/01/2020 10:21

Com o objetivo de reduzir gastos com energia elétrica, todos os setores da Reitoria e dos órgãos administrativos da Ufes funcionarão em horário especial, das 7 às 13 horas, de 6 de janeiro a 14 de fevereiro. A medida não se aplica ao Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes.

A Resolução nº 36/2019, que estabelece a alteração do horário de funcionamento, foi aprovada em reunião do Conselho Universitário e publicada em 31 de outubro de 2019, com base nos princípios de economicidade, razoabilidade e eficiência.

Os Centros de Ensino ou unidades que oferecem serviços diferenciados poderão definir outro horário de funcionamento, se houver demandas específicas de atendimento aos estudantes consideradas como excepcionalidades. É o caso de cursos que ofertam disciplinas de verão, por exemplo.

Compensação

Para os servidores técnico-administrativos, é facultado o direito de cumprir a jornada de trabalho integral, devendo comunicar sua opção à chefia imediata. Os servidores com jornada de trabalho flexibilizada de seis horas diárias e carga horária de 30 horas semanais terão suas jornadas suspensas até o término do período de horário especial.

Dessa forma, os servidores (à exceção daqueles cuja jornada de trabalho inferior a 8 horas diárias é estabelecida em legislação específica) deverão cumprir as horas excedentes ao horário estabelecido participando de cursos de capacitação presenciais ou a distância, ou compensando as horas não trabalhadas, podendo exceder a jornada diária em até, no máximo, duas horas.

Veja como ficará o atendimento em setores específicos da Ufes a partir de 6 de janeiro:

Prograd - A Pró-Reitoria de Graduação funcionará com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Para mais informações, os telefones são (27) 4009-2415 ou 4009-2410.

Bibliotecas - Durante o recesso acadêmico, a Biblioteca Central, no campus de Goiabeiras, não abrirá aos sábados. O horário de funcionamento será das 7 às 13 horas, de segunda a sexta-feira. Os mesmos horários serão adotados pelas bibliotecas setoriais localizadas nos demais campi.

Restaurantes Universitários (RUs) - Os Restaurantes Universitários estarão abertos apenas para almoço até 7 de fevereiro. Nos campi de Alegre, São Mateus e Goiabeiras, os RUs estarão abertos com horário especial de atendimento das 11 às 12h30. Já em Maruípe e em Jerônimo Monteiro, o funcionamento será das 11h30 às 12h30. A partir de 10 de fevereiro, os Restaurantes entrarão em recesso e só voltam a funcionar em 2 de março. Mais informações em ru.ufes.br.

Núcleo de Línguas - No Núcleo de Línguas, o atendimento ao público ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A rematrícula dos estudantes será de 8 a 10 de janeiro, com boleto bancário disponível no site. Já para os alunos iniciantes, a matrícula é a partir de 7 de janeiro. Até o dia 14, serão atendidos prioritariamente os alunos da Ufes e da rede pública de ensino. Após esse período, as vagas remanescentes são ofertadas à comunidade em geral. As aulas terão início a partir de 7 de fevereiro.

Livraria - A Livraria da Ufes funcionará das 7 às 13 horas até o dia 14 de fevereiro. Após essa data, o atendimento retoma o seu horário normal, das 8 às 17 horas.

Espaços Culturais - No Cine Metrópolis, haverá programação especial de férias. Os dias e horários serão divulgados no endereço cinema.ufes.br. A Galeria de Arte e Pesquisa (Gap) funciona com horário especial até 14 de fevereiro, das 9 às 13 horas. De 14 de janeiro a 14 de fevereiro, o Museu de Ciências da Vida recebe o público das 9 às 13 horas.

As aulas do primeiro semestre letivo de 2020 terão início em 2 de março.

Texto: Helio Marchioni