Ufes hasteia bandeira em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais

21/01/2019 - 11:03  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

Em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, celebrado em 29 de janeiro, a Ufes hasteou a bandeira Trans em frente ao Teatro Universitário na manhã desta segunda-feira, 21. O ato marcou o início das atividades promovidas pela Universidade para a conscientização contra o preconceito e em prol da saúde da população trans.

A vice-reitora Ethel Maciel agradeceu a presença de todos e enfatizou que, enquanto a identidade, o fato de a pessoa ser quem é, fizer com que outros a matem, a causa trans é uma questão da esfera pública e diz respeito à universidade e a toda a sociedade. “Estamos aqui lutando contra o preconceito”, ressaltou. A subsecretária de Estado de Cidadania e Inclusão Social, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH), Raiana Ribeiro Rangel, representando a secretária estadual Nara Borgo, reafirmou o compromisso do governo do Estado em continuar na luta em defesa da população trans.

A servidora do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Ufes e uma das organizadoras do evento, Viviana Corrêa, afirmou que o dia Nacional da Visibilidade de Travestis e Transexuais, comemorado desde 2004, é uma data muito importante para toda a comunidade. “É uma ação contra o preconceito que a população trans sofre. A gente incomoda porque ousamos estar nos lugares onde antes não estavam pensando em nós”, destacou.

O professor Alexsandro Rodrigues, coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs/Ufes) e do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (Neps/Ufes), comemorou a iniciativa: “A Universidade se veste de diversidade. Não dá para voltar atrás. Estaremos juntos resistindo pelas minorias, com as bandeiras trans, negras, indígenas e de mulheres”, lembrou.

Também participaram da solenidade os pró-reitores de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gelson Junquilho e de Extensão, Angélica Espinosa; a superintendente do Hucam Rita Freitas; o vice-presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes Edgard Rebouças; o defensor público Douglas Admiral Louzada; o coordenador estadual de Politicas para LGBTs Marcos Vinicius Cordeiro; o presidente do Conselho Estadual LGBT do ES Fabio Veiga Pires; o coordenador estadual do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades Carlos Eduardo Medeiros de Melo; a representante do Em Trânsito, Katherine Pereira Burock; a representante do Ambulatório de Diversidade de Gênero do Hucam, Neide Aparecida Boldrini; e a médica voluntária do Ambulatório Ilza Natalia Becher.

Ambulatório de Diversidade de Gênero

Durante o hasteamento da bandeira, Katherine Pereira Burock, representante do movimento Em trânsito e Cadu Medeiros de Melo, do Instituto Brasileiro de Transmasculinidade (Ibrat) entregaram uma carta aberta à Administração Central e à superintendência do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), apontando sugestões para o Ambulatório de Diversidade de Gênero do Hucam. A superintendente do Hospital, Rita Freitas, reafirmou o compromisso com o ambulatório e com a avaliação das demandas apresentadas.

O Hucam é referência no tratamento da chamada desordem do transtorno de identidade para transexuais e transgêneros, e está entre os cinco hospitais do Brasil a disporem de um Ambulatório Multidisciplinar de Diversidade de Gênero. O Ambulatório atende cidadãos e cidadãs que passam pelo processo de transexualização e conta com urologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, endocrinologista, ginecologista, fonoaudiólogo, psiquiatra e infectologista.

Programação

Na próxima quinta-feira, 24, às 19h, a programação continua com o “Cine Debate Mês do Orgulho Trans”, no Cine Metrópolis. O evento terá a exibição dos curta-metragens À luz do dia; Transvivo; e Eu, mulher. Depois dos filmes, haverá debate com Carlos Eduardo de Melo, Benjamin Nascimento, Viviana Corrêa e Julia Santigliani.  A atividade, que é gratuita, ocorre em parceria com o Fórum Estadual LGBT, o Instituto Brasileiro de Masculinidades e o Fórum Estadual da Juventude Negra do ES.

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Jorge Lellis