Ufes inicia ano letivo de 2017. Conheça a programação de boas-vindas

24/03/2017 - 18:17  •  Atualizado 28/03/2017 15:31

O primeiro semestre de 2017 tem início nesta segunda-feira, 27, para os cerca de 25 mil estudantes da Ufes. Destes, 2.200 estão iniciando sua vida acadêmica. Distribuídos pelos campi de Alegre, Goiabeiras, Maruípe e São Mateus, são cerca de 23,2 mil estudantes de graduação e pós-graduação presenciais, mais 1.800 estudantes de graduação na modalidade a distância.

O retorno às aulas é marcado, tradicionalmente, por um conjunto de atividades de boas-vindas  (veja abaixo a programação), que este ano tem como tema: “Que bom que você chegou #tamojunto”. Além disso, em 2017 a Universidade também comemora os 30 anos do Monumento Universitário com o lançamento da campanha “Todos juntos pela Ufes”, que pretende resgatar os valores originais que inspiraram a obra, de união, participação, integração e interatividade dos três segmentos da instituição (estudantes, professores e técnicos-administrativos), em defesa de uma Universidade pública e de qualidade.

A primeira atividade de recepção aos calouros foi realizada no dia 15 de março, no campus de Goiabeiras, onde centenas de estudantes se reuniram no Teatro Universitário. A programação teve continuidade no dia 16, desta vez para os estudantes do campus de Maruípe, onde estão localizados os cursos da área de saúde e o Hospital Universitário.

Durante as solenidades, os estudantes foram recepcionados pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pela vice-reitora Ethel Maciel, que deram as boas-vindas aos calouros e falaram sobre essa nova etapa de vida.

No interior, as solenidades de recepção ocorrem nesta segunda, no campus de São Mateus, e no dia 30, em Alegre, a partir das 14 horas. Outras atividades estão programadas pelos Centros de Ensino e pelas coordenações dos cursos (veja abaixo a programação).

Atualmente a Ufes possui 101 cursos de graduação, 55 cursos de mestrado e 26 de doutorado. As atividades permanentes de ensino, pesquisa e extensão são orientadas por cerca de 1.700 professores e 2.100 servidores técnico-administrativos.

Estrutura

No dia a dia, a comunidade acadêmica conta com restaurantes universitários nos quatro campi (todos estarão abertos no retorno das aulas) e o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), que disponibiliza um acervo de 440 mil exemplares e 143 mil títulos. Na área de Assistência Estudantil, um amplo programa concede auxílios nas áreas de transporte, moradia, alimentação, material de consumo e inclusão social.

Também são ofertadas bolsas de estágio, estudo de línguas, iniciação científica e tecnológica. Todos os benefícios visam favorecer a permanência do estudante na Ufes.

Texto: Hélio Marchioni