Ufes inicia projeto Coleta Seletiva Solidária

13/12/2017 - 11:03  •  Atualizado 15/12/2017 09:46

A Ufes deu início, por meio da Prefeitura Universitária (PU), ao projeto de Coleta Seletiva Solidária (CSS), que tem o objetivo de promover a sepa­ração prévia dos resíduos sólidos, conforme sua constituição ou com­posição e a sua destinação para associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O projeto-piloto começou este mês, na própria PU, e nos próximos dias será estendido ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e ao Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), todos no campus de Goiabeiras.

Até maio de 2018, a PU espera que o projeto esteja implementado em todos os Centros de Ensino dos campi de Goiabeiras e Maruípe, ambos em Vitória. No campus de Alegre, o projeto já foi iniciado e a previsão é que até julho do ano que vem a Coleta Seletiva Solidária chegue ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), em São Mateus.

Reaproveitamento

As ações são coordenadas pela Co­missão para a Coleta Seletiva Solidária da Ufes, instituída pela portaria 1433 de 2016 e pela Coordenação de Meio Ambiente e Sustentabilidade da PU (CMAS). Segundo o presidente da co­missão e coordenador da CMAS, Rena­to Carvalho Castro, os tratamentos di­ferenciados para cada tipo de resíduos possibilitarão o seu reaproveitamento (reutilização, compostagem, recicla­gem) com melhor valor agregado, e a destinação correta dos rejeitos, con­forme legislação vigente. “Pretende­mos estabelecer as diretrizes para se eliminar, reduzir e controlar os riscos à saúde humana e para meio ambien­te, associados à geração, manuseio, acondicionamento, armazenamento e destinação dos resíduos sólidos na Universidade”, afirmou Castro.

Dentro do projeto a expectati­va é que sejam coletados cerca de 1.500 kg/dia em resíduos sólidos, sem contar com resíduos perigosos, da construção civil e de poda e corte das áreas verdes, que também serão coletados separadamente. Oito ser­vidores da Ufes estarão diretamente envolvidos com as atividades, com a colaboração de estudantes do Pro­grama de Educação Tutorial (PET) do curso de Administração e da ONG Engenheiros Sem Fronteiras.

Para Renato Castro é preciso buscar a construção de uma cultura institucio­nal para um novo modelo de gestão dos resíduos, no âmbito da administração da Ufes. “Temos que desenvolver com toda comunidade universitária, e a so­ciedade em geral, uma maior consciên­cia ambiental estimulando a mudança de valores e hábitos comportamentais, além de propiciar um ambiente mais bem conservado”, enfatizou.

Texto: Hélio Marchioni