Ufes Jazz Festival & Mais Música lança edital para seleção de propostas

15/07/2020 - 19:11  •  Atualizado 17/07/2020 16:54

Artistas interessados em participar da mostra Ufes Jazz Festival & Mais Música – Edição 2020 Online têm até o dia 3 de agosto para enviar suas propostas em formato de vídeo. O material precisa ter de dois a dez minutos, devendo ser publicado no canal do participante no YouTube (veja o edital no arquivo anexado abaixo). O link deve ser enviado no campo especificado do formulário disponível em https://url.gratis/YOrGl. A live de lançamento do festival acontece nesta quinta-feira, dia 16, a partir das 11h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Festival no YouTube e pelo perfil da mostra no Instagram. A inscrição é gratuita.

Pelo menos um dos proponentes de cada inscrição deve ter vínculo com a Ufes, seja estudante, professor, técnico ou pesquisador, ativo ou egresso. Em caso de conteúdo produzido por mais de um artista, cada um deve filmar sua parte isoladamente, e a gravação deve ser editada para que todos os participantes apareçam de forma simultânea. Os vídeos devem ser publicados no YouTube, na posição horizontal e em modo “não listado”, a fim de que sejam avaliados pela banca composta por professores do Centro de Artes e do Centro de Educação da Universidade. Os materiais serão avaliados de acordo com a ordem de chegada e o resultado será divulgado no dia 17 de agosto.

Os artistas selecionados participarão do Ufes Jazz Festival & Mais Música, evento organizado pela parceria entre os projetos Educação e Música, coordenado pelo professor do Núcleo de Estudos em Música e Educação Gean Pierre, e Mais Música, que tem na coordenação os professores do Departamento de Música da Ufes Alexandre Freitas e Potiguara Menezes.

Ações virtuais

Esta é a quarta edição do Ufes Jazz Festival & Mais Música e a primeira na versão virtual, consequência do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. De acordo com o secretário de Cultura da Ufes, Rogério Borges, mesmo com o fechamento dos espaços culturais diante da situação de restrição de aglomerações, a Ufes segue o trabalho de difusão das atividades culturais. “Estamos em sintonia com os novos formatos, com salas de shows e concertos em exibições virtuais. Ufes Jazz e Mais Música são projetos relevantes da Universidade, que promovem um grande diálogo e encontro com o setor musical capixaba”, analisa.

O objetivo do evento é abrir espaço para iniciativas musicais da Universidade. A programação contará com ações virtuais, como lives, entrevistas com músicos das edições anteriores, bate-papo com a produção e exibição de vídeos.

O festival terá quatro meses de duração. Encerrando as atividades, em novembro, acontece a Mostra Ufes Jazz Festival & Mais Música, durante a VIII Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Universidade. O evento reunirá artistas convidados, que se apresentarão ao vivo, em lives, e exibirá os vídeos selecionados no edital, que permanecerão disponíveis nos canais virtuais e nas mídias sociais do Festival.

O Ufes Jazz Festival & Mais Música tem apoio da Secretaria de Cultura da Ufes, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Superintendência de Comunicação (Supec), por meio da TV Ufes, e da Rádio Universitária 104.7 FM, que fará transmissão ao vivo pelo site www.universitariafm.ufes.br/ouca. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Festival no Youtube.

Texto: Adriana Damasceno