Ufes lança campanha ‘Vamos todos economizar’

05/05/2017 - 09:48  •  Atualizado 08/05/2017 15:51

Ufes lança nesta sexta-feira, 5 de maio, dia do aniversário da Universidade, uma grande campanha de conscientização para economia de energia elétrica, água, copo descartável e papel.

Com o tema “Vamos todos economizar”, sete peças serão veiculadas nas redes sociais e no jornal Informa e também enviadas para os endereços eletrônicos das cerca de 30 mil pessoas que compõem a comunidade universitária.

Além de estimular o apoio da comunidade universitária, a Ufes tem realizado diversas ações de economia e a expectativa é reduzir o elevado consumo de energia elétrica nos quatro campi.

Entre as ações de economia já adotadas estão o funcionamento em horário especial dos setores administrativos da Ufes, das 7 às 13 horas, nos meses de janeiro e fevereiro. Desde 2016, a Administração da Ufes já reduziu em 50% o valor da conta de energia elétrica e cerca de 20% das despesas com o fornecimento de água.

Ações corretivas

De acordo com o prefeito universitário, Renato Schwab, ações corretivas e várias intervenções também vêm sendo realizadas desde 2015 para eliminar vazamentos de água e outros gastos. “Em relação à energia elétrica, estamos adotando a utilização de lâmpadas mais econômicas, por exemplo. Mas o nosso maior vilão é o aparelho de ar condicionado. Neste aspecto, a conscientização e a colaboração da comunidade universitária é imprescindível”, destaca.

O superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças, defende que a campanha é fundamental e sua veiculação, além de estar ligada a um objetivo de economia, tem também um caráter de sustentabilidade e cidadania: “a campanha está sendo feita com o uso de suportes digitais, sem impressão de papel, mas só será eficiente com seu compartilhamento nos hábitos do dia-a-dia e com o boca-a-boca”.

Texto: Hélio Marchioni