Ufes lança Fórum Extraordinário de Assistência Estudantil nesta quinta-feira, 14

13/07/2016 - 09:05  •  Atualizado 15/07/2016 07:40
Compartilhe

A Ufes lança nesta quinta-feira, 14, o Fórum Extraordinário de Assistência Estudantil. Formado por 31 membros - sendo 15 estudantes, 15 servidores e o presidente, pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gelson Junquilho -, o Fórum será instalado pelo reitor Reinaldo Centoducatte e pela vice-reitora Ethel Maciel em solenidade no Salão Rosa do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras, às 8h30. 

O primeiro encontro contará com a palestra "Assistência Estudantil na conjuntura atual: limites e possibilidades", proferida pela coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) - Região Sudeste, Maria de Fátima Oliveira. 

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gelson Junquilho, explica que o Fórum foi criado a partir da necessidade de se pensar a política de assistência estudantil na Ufes de forma ampliada, contemplando-se temas como auxílios de moradia, de alimentação, de transporte, de material escolar; moradia e creche; saúde e acessibilidade; cultura e esporte; ensino e aprendizagem e restaurante universitário. Para realizar os estudos sobre essas temáticas, serão formados grupos de trabalho que se reunirão ainda no dia 14 para discutir seus planos de atividades.

A expectativa é que, em aproximadamente 120 dias, o Fórum apresente relatórios propositivos que servirão de subsídio para uma nova política de assistência estudantil na Ufes. Junquilho ressalta que essa é uma experiência pioneira na Ufes em termos de assistência estudantil: "De forma democrática e transparente, vamos abordar a política de assistência em profundidade, na busca de proposições possíveis para reescrevermos a nossa política de assistência estudantil à luz dos recursos orçamentários disponibilizados pelo Governo Federal".

O reitor Reinaldo Centoducatte destacou que a iniciativa estabelece um amplo diálogo entre a Administração e a comunidade universitária em torno de uma questão essencial. "A assistência estudantil é fundamental para a universidade, considerando que temos uma sólida política de inclusão social por meio da reserva de vagas", ponderou. O reitor salientou que o fórum poderá resultar no aperfeiçoamento dos programas de assistência estudantil existentes e propor novas ações.   

Texto: Ana Paula Vieira

Foto: Arquivo Supecc