Ufes lança Relatório Final da Comissão da Verdade nesta sexta, 31

30/03/2017 - 11:32  •  Atualizado 31/03/2017 21:27

O relatório final da Comissão da Verdade da Ufes (CVUfes) será lançado nesta sexta-feira, dia 31, às 17 horas, no auditório do prédio CT-1, campus de Goiabeiras. O lançamento será feito pelo reitor Reinaldo Centoducatte, pela vice-reitora Ethel Maciel e pelo presidente da comissão, professor Pedro Ernesto Fagundes.

Estão convidados para o evento perseguidos políticos do regime militar, como o ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Paulo Hartung; a ex-estudante de Odontologia Laura Coutinho; e o ex-professor de Medicina Vitor Buaiz.

O lançamento do documento no dia 31 de março coincide com a data em que era comemorado o golpe de Estado que resultou na ditadura, no período de 1964 a 1985. A Comissão da Verdade pesquisou esse período, e o Relatório Final registra os fatos ocorridos na Ufes naquela época.

A CVUfes foi instalada em fevereiro de 2013, por meio da Portaria 478 e contou com 11 membros: os professores Pedro Ernesto Fagundes (coordenador), Paulo Velten (subcoordenador), Attilio Provedel, Luiz Cláudio Moisés Ribeiro, Temístocles de Souza Luz e Bernardete Gomes Mian; os servidores técnico-administrativos Rita de Cássia Rebello Loss e Wellington Pereira; e os estudantes Marcello Furtado, Nevitton de Souza e Thiago Soares Bermudes. O relatório foi finalizado em 2016 e sua editoração feita pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc).

Documentos

O Relatório foi finalizado em 2016 e editado pela Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc). De acordo com Pedro Ernesto Fagundes, professor do Departamento de Arquivologia e do Programa de Pós-Graduação em História da Ufes, os membros se dividiram em subgrupos para a coleta de documentos, pesquisa em acervos, formalização de depoimentos e organização e sistematização do material encontrado.

“Buscamos identificar eventos importantes do período, membros da comunidade universitária que foram presos ou que sofreram torturas, ameaças e perseguições e as ações repressivas diretas na Ufes, além das exonerações, aposentadorias forçadas e expulsões”, explica o professor.

O reitor Reinaldo Centoducatte elogia a dedicação dos membros da Comissão durante os quatro anos de atuação. “Foi um trabalho árduo que exigiu metodologia, pesquisa de campo, análises documentais, além de sensibilidade e conhecimento para a coleta de depoimentos, sempre mantendo elevada carga de perseverança”, salienta.

Além do lançamento do relatório impresso, a CVUfes disponibilizou o conteúdo do Relatório Final no formato digital. Para acessar, clique aqui.

Texto: Luiz Vital