Ufes matricula seu primeiro estudante com Síndrome de Down

04/07/2017 - 23:31  •  Atualizado 07/07/2017 10:52

Surpresa, euforia, realização. Foi com esta mistura de sentimentos que a família do estudante Rodolfo Pinheiro Bernardi recebeu a notícia de sua convocação para ingressar em uma vaga no curso de Gemologia, ofertado pela Ufes no campus de Goiabeiras.

Até aí, os sentimentos da família de Rodolfo são iguais aos das milhares de estudantes aprovados na Ufes. Mas a família de Rodolfo tem um motivo a mais para comemorar: o estudante será o primeiro da Universidade, portador de Síndrome de Down.

Segundo informações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (Naufes), não há registros anteriores de estudantes com Síndrome de Down na Universidade.

O estudante, de 25 anos, foi convocado na terceira chamada da lista de espera do processo seletivo Sisu/Ufes/2017/1, para ingresso nos cursos presenciais de graduação no segundo semestre de 2017 nos campi de Vitória e São Mateus. Sua matrícula foi realizada na última segunda-feira, 3, juntamente com os demais candidatos convocados.

Para a irmã do estudante, Paola Pinheiro Bernardi Primo, a aprovação de Rodolfo em sua primeira tentativa no processo seletivo deixou a família em êxtase: “Foi uma mistura de êxtase e surpresa. Ele sempre disse que queria estudar na Ufes e ele é muito determinado. Se acontecesse, seria ótimo, mas a gente entendia as limitações. Quando vimos a convocação, foi fantástico! Estamos muito felizes com a realização do sonho dele. Essa é a verdadeira inclusão e o Sisu tem proporcionado isso”, destaca.

Acessibilidade

Segundo dados do Naufes, a Universidade possui atualmente 158 estudantes com alguma deficiência (auditiva, visual, física, intelectual, múltiplas deficiências, autismo ou transtorno global de desenvolvimento) em seus diversos cursos. Conheça o trabalho do Naufes em uma matéria produzida pela TV Ufes

Cabe à Universidade, por meio do Naufes, promover, coordenar e executar programas, políticas e ações voltadas para a mobilidade e acessibilidade, além de acompanhar e fiscalizar as políticas de inclusão, visando a garantia de ingresso, acesso, permanência e mobilidade no ambiente acadêmico. O Núcleo realiza o atendimento a esses estudantes, de acordo com as necessidades que eles apresentam.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Reprodução do Facebook