Ufes orienta comunidade universitária a se vacinar contra a febre amarela

28/02/2017 - 15:58  •  Atualizado 02/03/2017 15:40

Tendo em vista o mutirão de vacinação que está sendo realizado por prefeituras municipais da Grande Vitória contra a febre amarela e o surgimento de novos casos da doença, a Administração Central da Ufes orienta os membros da comunidade universitária que ainda não se vacinaram a procurar os postos de imunização em seus municípios.

As prefeituras de Vitória, Serra e Cariacica estão realizando mutirão. Veja onde se vacinar e fique atento à documentação necessária:

- Vitória

Segundo informações da Prefeitura Municipal, a vacinação terá continuidade nesta quarta-feira, 1º de março, nos seguintes postos, com distribuição das senhas a partir das 8 horas: nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Maria José Costa Moraes, em São Pedro, e Elzira Vivacqua, em Jardim Camburi; na Arena Vitória (Clube Álvares Cabral), em Bento Ferreira; na Igreja Evangélica Batista de Jardim da Penha; e no Hospital da Polícia Militar, em Bento Ferreira. É necessário apresentar comprovante de residência de Vitória; carteira de identidade e CPF; cartão de vacina (indispensável para crianças); e laudo médico para pessoas com mais de 60 anos e que não comprovem a primeira dose da vacina.

A partir de quinta-feira, dia 2, a vacinação ocorrerá nas 28 unidades de saúde de Vitória, das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O agendamento on-line continua como ação complementar ao controle da febre amarela.

- Serra

Nesta quarta-feira, 1º, haverá vacinação nos hospitais Apart Hospital e Hospital Metropolitano. Além desses pontos, haverá vacinação na Unidade Saúde de Jacaraípe e em Serra Sede, das 9 horas às 15 horas. É importante levar carteira de vacinação e documento pessoal.

Na quinta-feira, dia 2, os atendimentos vão acontecer excepcionalmente nas seguintes Unidades Regionais de Saúde, no período da manhã, das 9 horas ao meio-dia: Boa Vista (Rua Thomaz), Feu Rosa (Rua Vitória Régia), Serra Dourada (Av. Brasília, Serra Dourada II), Jacaraípe (Av. Minas Gerais), Serra Sede (Rua Independência, nº 9, Caçaroca), Novo Horizonte (Avenida Brasil)

Todas as 33 Unidades Regionais de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde do município voltam a vacinar a partir da próxima sexta-feira, dia 3, de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, de acordo com a localidade, por ordem de chegada.

No período da manhã o atendimento acontece das 8 horas ao meio-dia e à tarde o horário é das 13h30 às 15 horas.

- Cariacica

Nesta quarta, dia 1º, o mutirão de vacinação contra febre amarela continua no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Novo, das 8 às 17 horas. Não há informações da prefeitura sobre a documentação necessária, mas recomenda-se levar carteira de vacinação e documento de identificação pessoal.

Na quinta e na sexta-feira, dias 2 e 3, a cidade vai vacinar os usuários em 18 unidades de saúde, das 8 às 13 horas. À tarde, a imunização nas unidades será reservada àquelas de rotina, aplicadas em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Na segunda-feira, dia 6 de março, serão 19 unidades oferecendo as doses de vacina, porque a Unidade de Saúde de Santa Fé, que passa por obras, voltará ao atendimento normal.

Na Unidade de Saúde de Alto Lage, os usuários que já fizeram agendamento serão atendidos conforme a marcação.

A Secretaria de Saúde de Cariacica também ampliou a vacinação para os sábados, a partir do dia 4 de março, das 8 às 15 horas, exceto no dia 11, dia D da Vacinação, quando o horário será das 8 às 17 horas.

Contraindicações

A vacinação contra febre amarela segue critérios recomendados pelo Programa Nacional de Imunizações. O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício.

Pessoas com histórico de reação alérgica a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também devem buscar orientação profissional. Os idosos acima de 60 anos precisam de laudo médico para receber a vacina.

A vacina é contraindicada para:

Crianças menores de 6 meses de idade;
Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia e imunomoduladores);
Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
Pacientes com imunodeficiência primária;
Pacientes com neoplasia;
Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);
Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

Outra recomendação é que a vacina para febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que a vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela).

Texto: Thereza Marinho, com informações das prefeituras municipais