Ufes participa da I Semana Estadual de Energia

28/03/2013 - 13:40  •  Atualizado 28/03/2013 14:11
Plataforma de petróleo

Por Vítor Simões (*)

Professores e pesquisadores da Ufes participarão entre os dias 02 e 04 de abril da I Semana Estadual de Energia e do VI Fórum Capixaba de Energia, que será realizado no Centro de Convenções de Vitória.

O evento terá como tema “Inovação, Competitividade e Sustentabilidade”, e irá discutir e estimular o uso eficiente e sustentável para todos os segmentos da sociedade capixaba.

Durante a Semana Estadual de Energia será realizada a Feira de Energia, na qual a Ufes apresentará um projeto de automação remota de um forno para a fabricação de cerâmica supercondutora, usada em limitadores de corrente para proteção de sistemas elétricos. A automação do forno faz parte da iniciação científica dos alunos e atende ao Laboratório de Supercondutividade Aplicada (Supera) do curso de Engenharia Elétrica.

A fabricação da cerâmica é conduzida pelo professor Marcos Tadeu D' Azeredo Orlando, e a equipe do Supera é formada pelos professores Jussara Farias Fardin, Marcos Tadeu Azeredo, Domingos Sávio Lyrio Simonetti, além de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. O projeto também conta com a participação dos alunos do grupo PET da área de Engenharia Elétrica.

Também participarão da Semana o professor da Ufes João Luiz Marcon, que  atuará como moderador de duas palestras do workshop, e o professor Eustáquio Vinícius Ribeiro de Castro, do Labpetro/Ufes, que vai ministrar uma palestra no dia 03l, às 15 horas, sobre “Contribuição do Labpetro em projetos de inovação”.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionado por Thereza Marinho.