Ufes participará de projeto Universidade no Cárcere

22/02/2016 - 08:46  •  Atualizado 23/02/2016 12:13

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) será uma das instituições a atuar no projeto Universidade no Cárcere, inserido nas atividades propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no projeto Cidadania nos Presídios. Um dos objetivos é o de prestar serviço de assistência jurídica, de saúde, psicológica, de educação e profissionalizante a detentos e familiares. Além disso, a universidade também poderá oferecer cursos de graduação e realizar pesquisas envolvendo os presos.

O lançamento do projeto será na tarde desta segunda-feira, 22, quando o reitor Reinaldo Centoducatte participará de evento no Tribunal de Justiça (TJES) ao lado do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do CNJ, do presidente do Tribunal Annibal de Rezende Lima e do governador Paulo Hartung.

Segundo o coordenador do Departamento de Fiscalização do Sistema Carcerário (DMF) do CNJ, juiz auxiliar da Presidência Luís Geraldo Lanfredi, o Espírito Santo foi escolhido para dar início ao projeto nacional por já ter um diagnóstico detalhando os problemas a serem enfrentados: “O tribunal estadual do Espírito Santo reconheceu que está em regime especial de atuação e definiu que, nos próximos nove meses, os problemas próprios do sistema carcerário capixaba serão enfrentados com intervenções pontuais e excepcionais, relacionadas com a proposta de um novo modelo de gestão processual das execuções penais, a redefinição dos limites de ocupação dos espaços prisionais e, sobretudo, a articulação e o fortalecimento da rede de assistência social para o egresso”, explicou.

Na Ufes, as ações serão coordenadas pelas pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa a Pós-graduação (PRPPG) e envolverão projetos de várias áreas já desenvolvidas na Universidade.

Com informações da Agência CNJ de Notícias

Foto: Gláucio Dettmar/Agência CNJ