Ufes prepara programação para campanha do Setembro Amarelo

28/08/2017 - 18:57  •  Atualizado 30/08/2017 16:09

Durante o mês de setembro, a Ufes vai realizar diversas atividades como parte da campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio. A campanha é realizada desde 2014 em todo o mundo e tem o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

A programação tem início na próxima quarta-feira, dia 30, com uma palestra do jornalista André Trigueiro, autor do livro “Viver é a melhor opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo”, no qual aborda o tema a partir dos números divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), analisando as causas do problema e como ajudar a prevenir o suicídio. A palestra será realizada às 9 horas, no Teatro Universitário.

Nos dias 1º e 2 de setembro, também no Teatro Universitário, será realizado o V Seminário de Prevenção ao Suicídio no Espírito Santo e II Encontro de Sobreviventes, coordenado pelo Núcleo de Estudos de Espiritualidade da Ufes e pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo, que é formado por representantes de instituições como a Associação de Terapia Familiar do Espírito Santo (Atefes), Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Corpo de Bombeiros Militar do ES,  Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, Secretaria Municipal de Saúde da Serra, Centro de Estudos e Pesquisa em Epidemiologia Psiquiátrica da Ufes, Centro de Valorização da Vida (CVV), Concessionária Rodovia do Sol S.A. (Rodosol) e Conselho Regional de Psicologia (CRP-16), entre outras. Mais detalhes sobre a palestra do jornalista André Trigueiro e o V Seminário de Prevenção ao Suicídio estão disponíveis em www.sauesp.org.br .

Bandeira

Ainda no dia 1º, ao meio-dia, será hasteada no campus de Goiabeiras uma bandeira amarela, cor símbolo da campanha. Além disso, durante todo o mês a escada do Teatro Universitário e outros pontos do campus receberão iluminação amarela. A logomarca da Ufes no portal da Universidade e nas redes sociais também será exibida na cor amarela.

No dia 11 de setembro, toda a comunidade universitária será convidada a vestir roupas amarelas, em homenagem ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Já para o dia 27 de setembro está prevista a realização de um evento no auditório do prédio IC-II, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, organizado por um grupo de estudos do Departamento de Filosofia.

Outras atividades como exibição de filmes seguida de debate, intervenções artísticas e dinâmicas estão sendo organizadas e serão divulgadas ao longo do mês nos veículos de comunicação e nas redes sociais da universidade.

Veja abaixo a programação do V Seminário de Prevenção ao Suicídio.

30 DE AGOSTO - TEATRO UNIVERSITÁRIO

9h às 13h - Palestra

• Viver é a melhor opção (André Trigueiro)

01 DE SETEMBRO - TEATRO DA UNIVERSTÁRIO