Ufes promove debate sobre acolhimento aos refugiados da Venezuela

29/08/2018 - 17:44  •  Atualizado 31/08/2018 12:05

A Cátedra Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na Ufes realiza nesta quinta-feira, 30, às 19 horas, uma roda de conversa sobre o tema Acolhida aos Venezuelanos no Brasil: Uma Questão Humanitária. O debate acontecerá no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Universidade, com entrada franca.

O evento é uma iniciativa das coordenadoras da Cátedra na Ufes, a vice-reitora Ethel Maciel, que também é professora e pesquisadora do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e a presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes, Brunela Vincenzi, professora do Departamento de Direito.

A ideia de criar a roda de conversa surgiu da preocupação da Cátedra com a violência coletiva contra venezuelanos em Roraima. “Não concordamos com esse tipo de tratamento em relação a estrangeiros e não queremos que isso aconteça aqui no estado. Temos alunos cidadãos estrangeiros e prezamos pela vida digna deles”, afirma a professora Brunela.

Já a vice-reitora Ethel Maciel afirma que é necessário trazer esta questão à tona: “Queremos colocar esse debate para a nossa comunidade, falar da importância da defesa dos direitos humanos e dizer que a questão dos refugiados precisa de nossa atenção porque é uma questão humanitária”.

A roda de conversa contará com a participação do secretário Estadual de Direitos Humanos, Leonardo Oggioni, como palestrante principal; do professor do Departamento de Psicologia Social da Ufes, Agnaldo Garcia, que abordará a questão dos vínculos afetivos criados entre venezuelanos e brasileiros; e das relatoras venezuelanas Angela Becaria, refugiada que vive no Espírito Santo, e Daniela Angarita, doutoranda em Psicologia pela Ufes. “Elas vão falar um pouco sobre o que está acontecendo no país, trazendo essa visão do próprio sujeito, do cidadão da Venezuela”, explica Ethel.

Segundo Brunela, um dos objetivos desse evento também é demonstrar os avanços alcançados com a prática de direitos humanos no Brasil. “Isso não pode ser apagado, não importando crise econômica e financeira”, finaliza a coordenadora.

Cátedra Sérgio Vieira de Mello

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Ufes foi criada em 2015, em uma parceria da Ufes com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). Seu objetivo é promover e difundir o Direito Internacional Humanitário, o Direito Internacional dos Direitos Humanos e, em especial, o Direito Internacional dos Refugiados que se encontrem sob a proteção internacional do Governo do Brasil, bem como desenvolver atividades que objetivem a incorporação da temática do refúgio na agenda acadêmica da instituição.

Ao longo dos anos, a Cátedra se firmou como instrumento fundamental para garantir que pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio tenham acesso a direitos e serviços no Brasil, oferecendo apoio ao processo de integração local.

Texto: Adriana Damasceno