Ufes promove evento de Ciências Físicas na Universidade de Cabo Verde

11/04/2017 - 17:57  •  Atualizado 13/04/2017 11:10

A Ufes, por meio do Grupo de Pesquisa em Gravitação e Cosmologia (Cosmo-Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação da Universidade (PPGCosmo), está realizando a 1ª Escola de Ciências Físicas Brasil/Cabo Verde, voltada aos estudantes de Física e demais áreas das Ciências Naturais da Universidade de Cabo Verde (UniCV - foto).  O evento ocorre em Praia, capital do país africano, até o dia 13 de abril.

A programação inclui 11 minicursos, em nível introdutório, sobre as teorias fundamentais da Física e suas aplicações. Os professores e pesquisadores da Ufes abordarão temas como biotecnologia, observações astronômicas, energias renováveis e empreendedorismo.

O professor do Departamento de Física, Júlio César Fabris, afirma que, embora a parceria com instituições africanas já ocorra há 20 anos, a aproximação do PPGCosmo e do Cosmo-Ufes com instituições de Cabo Verde é recente: "Esperamos criar bases para a formação de um grupo de pesquisa em Física naquele país, com o qual temos uma história semelhante e uma língua comum."

Fabris coloca a importância das cooperações com os países africanos, que já renderam o desenvolvimento de projetos em comum, a organização de conferências no Brasil e no continente africano, além de 10 artigos científicos publicados em revistas internacionais. "De um lado, podemos colaborar para o desenvolvimento das atividades científicas nesses países do continente africano; por outro, podemos cooperar cientificamente em assuntos de interesse comum", declara o pesquisador.

A 1ª Escola de Ciências Físicas Brasil/Cabo Verde conta com o apoio do Programa Pró-África, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de seis professores da Ufes, do Departamento de Física e da Pós-Graduação em Biotecnologia, participam também das atividades na Universidade de Cabo Verde pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Observatório Nacional, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Superior Técnico de Lisboa, em Portugal.

Texto: Nábila Corrêa