Ufes promove recepção aos estudantes ingressantes a partir desta quarta, 15

14/03/2017 - 11:27  •  Atualizado 15/03/2017 16:59

A Ufes inicia esta semana as atividades de recepção aos calouros do 1º semestre de 2017.  A programação começa nesta quarta-feira, 15, no Teatro Universitário, para os estudantes do campus de Goiabeiras. Na quinta, 16, as atividades serão no auditório Rosa Maria Paranhos, no Centro de Ciências da Saúde, para os estudantes do campus de Maruípe.

A recepção será realizada das 8 às 12 horas para os alunos dos cursos diurnos, e das 18 às 22 horas para os dos cursos noturnos.

No interior, as atividades ocorrerão no dia 27 de março no campus de São Mateus, e no dia 30 em Alegre, a partir das 14 horas nos dois campi.

Durante a recepção aos calouros, os estudantes ingressantes poderão conhecer mais sobre o funcionamento da Ufes e as oportunidades oferecidas na Universidade. Estão previstas atividades culturais, além de mesas de conversa sobre diversos assuntos. O tema “Juventude, pluralidade e alteridade” será abordado pelo professor do Centro de Educação, Gustavo Forde, em uma palestra. Para ele, na última década, a universidade tem se tornado um espaço cada vez mais plural.

"É necessário nos colocar no lugar do outro para entendermos as nossas diferenças, que constituem a pluralidade. Essa é uma das qualidades humanas", afirma Forde.

Informações

Além do reitor Reinaldo Centoducatte e da vice-reitora Ethel Maciel, darão boas-vindas aos calouros os pró-reitores de Graduação, Zenólia Figueiredo; de Extensão, Roberto Sarcinelli (interino); e de Assuntos Estudantis e Cidadania, Gelson Junquilho.  Cada um deles explicará a função e a importância de sua pró-reitoria para a vida acadêmica.

O pró-reitor Gelson Junquilho afirma que esse é um momento em os estudantes podem se sentir acolhidos pela Ufes, especialmente os que ingressam na Universidade por meio da reserva de vagas. "Muitos deles estão tendo contato com a universidade pela primeira vez. Eles vêm, então, sem muita informação", destaca.

Na recepção aos calouros, o pró-reitor explicará a política de assistência estudantil e os programas federais que auxiliam a permanência dos estudantes na universidade.

Texto: Nábila Corrêa