Ufes realiza 1ª Conferência de Ações Afirmativas entre os dias 28 e 31 de agosto

24/08/2018 - 13:38  •  Atualizado 31/08/2018 12:05

Entre os dias 28 e 31 de agosto, acontece a 1ª Conferência de Ações Afirmativas da Ufes, com o tema “Políticas Afirmativas e Saberes das Diferenças: avaliação da trajetória de uma década e construção de uma agenda afirmativa”. O evento será realizado no auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras.

A Conferência marca os dez anos da implantação da primeira política de cotas adotada na Ufes, que teve início em 2008. “É um evento histórico”, afirmou o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Cidadania Gelson Junquilho. O objetivo do evento é construir uma agenda afirmativa para indígenas, quilombolas, negros/as, mulheres, LGBTI+, pessoas com deficiência e população do campo, que seja norteadora para as práticas no âmbito da universidade. O público-alvo são estudantes, técnicos-administrativos, docentes e gestores, além de representantes de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais.

A programação da 1ª Conferência conta com palestras e cinco grupos de trabalho, cujos temas, escolhidos na Pré-Conferência realizada em novembro de 2017, são: GT 1: Políticas de acesso; GT 2: Políticas de permanência; GT 3: Políticas afirmativas na pós-graduação; GT 4: Políticas de currículo e produção de conhecimento; e GT 5: Políticas de formação para o corpo técnico e docente.

Agenda

Gelson Junquilho destaca que a Conferência vai gerar um documento com uma macro agenda propositiva, que servirá como um guia para orientar ações da comunidade universitária em relação à temática das políticas afirmativas na Ufes.

O pró-reitor explica ainda que atualmente a Ufes tem uma diversidade muito grande: “São muitos desafios. Parcelas que antes eram excluídas do Ensino Superior estão frequentando a universidade. Precisamos captar as percepções para acolher as diversidades da Ufes. É um documento do presente, para pensar o futuro”, analisou Gelson.

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), por meio do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos, em um processo de construção que envolveu 70 entidades, entre Coletivos Estudantis, Núcleos de Pesquisa, Grupos de Extensão, Centros de Ensino, Pró-Reitorias, Colegiados de Cursos, Programas de Pós-graduação, Entidades Representativas do corpo docente, discente e técnico-administrativo, Organizações da Sociedade Civil e Movimentos Sociais.

Para mais informações acesse o site: http://eventos.ufes.br/AcoesAfirmativas/

Texto: Danielle Gonçalves e Ana Paula Vieira