Ufes realiza 1ª Caminhada Saúde & Qualidade de Vida na próxima segunda, 22

18/10/2018 - 17:23  •  Atualizado 22/10/2018 17:09

A Ufes realiza na próxima segunda-feira, 22, a 1ª Caminhada Saúde & Qualidade de Vida. O evento marca a adesão da Universitária à Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (Riups).

Podem participar da caminhada membros da comunidade universitária – estudantes, servidores técnicos e docentes, funcionários terceirizados – e o público em geral. A concentração será às 16h30, em frente ao Teatro Universitário.

Ao se filiar à Riups, a Ufes assume a proposta de se constituir e se reafirmar como Universidade Promotora de Saúde, ou seja, de integrar a área da saúde como parte de seu projeto e, como Instituição de Ensino Superior (IES), assumir a responsabilidade social de estabelecer políticas institucionais que promovam saúde e qualidade de vida para a comunidade interna (profissionais e estudantes) e externa (população).

“É necessário que as IES assumam para si tal responsabilidade, compreendendo que saúde não é promovida apenas pelo setor de saúde, pois a promoção à saúde é realizada por complexas interações, depende de diferentes fatores e está distribuída em cinco campos: políticas públicas saudáveis, criação de ambiente favorável à saúde, reforço da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades pessoais e reorientação dos serviços de saúde”, explica a professora Leila Massaroni, professora do Departamento de Enfermagem e membro da comissão criada pela instituição para conduzir as ações.

A vice-reitora da Ufes, professora e pesquisadora do Departamento de Enfermagem, Ethel Maciel, destaca que a Universidade já desenvolve atividades com esse objetivo por meio de vários projetos voltados para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Ela destaca que o objetivo agora é ampliar essa atuação. “Nossa intenção é propor aos cursos que desenvolvam políticas promotoras de saúde em seus projetos pedagógicos”, afirma.

Texto: Thereza Marinho