Ufes realiza encontro de incentivo a Reservas Particulares de Patrimônio Natural

06/04/2017 - 18:11  •  Atualizado 07/04/2017 14:59

A Ufes realiza nesta sexta-feira, 7, o Encontro de Apoio e Incentivo à Criação e Gestão de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPNs). A RPPN é uma categoria de unidade de conservação na qual proprietários rurais particulares têm a possibilidade de criar uma área de conservação ambiental sem a administração do poder público.

O evento é voltado para gestores e proprietários rurais interessados no processo de certificação da RPPN, estudantes, professores e pesquisadores de áreas afins aos campos temáticos de conservação, educação, preservação e meio ambiente.

O Encontro ocorrerá no auditório do prédio IC-2, no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, a partir das 8h30. A participação é gratuita e serão emitidos certificados de participação para os interessados.

Um dos pontos principais do encontro será a palestra “A natureza jurídica das RPPN’s, sua fundamental importância para a conservação e os direitos dos proprietários de RPPN’s situados no Estado do Espírito Santo”, que será ministrada pelo consultor jurídico ambiental Alexandre Araújo. O objetivo é esclarecer sobre os direitos e deveres envolvidos nas leis que regem a criação e gestão das reservas particulares.

Importância

Além de conservar a biodiversidade biológica do local, uma RPPN possibilita a proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas científicas, educação, manutenção do equilíbrio climático e ecológico, bem como a preservação de paisagens e ambientes históricos.

Essa iniciativa faz com que as RPPNs sejam reconhecidas como prestadoras de serviços de “utilidade pública”, contribuindo para a conservação dos ecossistemas.

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)
Imagem: RPPN Alto Gururu-ES, ONG SOS Mata Atlântica