Ufes recebe da Cesan projeto para implantação de coleta de esgoto

23/09/2013 - 18:37  •  Atualizado 24/09/2013 18:53

Por Thereza Marinho, com informações da assessoria de Comunicação da Cesan e foto de Jorge Medina

O reitor Reinaldo Centoducatte recebeu na última sexta-feira, 20, o projeto da Cesan para a implantação da coleta de esgoto no campus Goiabeiras. O documento foi entregue ao reitor pelo diretor de Meio Ambiente da companhia, Anselmo Tozi (na foto, apresentando o projeto ao reitor).

O projeto, no valor de R$ 43.560,00 foi uma doação da empresa para a Universidade. A partir de sua execução, o esgoto produzido no campus de Goiabeiras será ligado à rede de esgoto da Cesan, a fim de ser tratado e lançado limpo à natureza. A ação é parte do programa Se Liga na Rede, desenvolvido pela Cesan com o objetivo de ampliar o tratamento do esgoto em Vitória.

Atualmente, o esgoto produzido na Ufes é depositado em fossas, que são periodicamente drenadas. Na Ufes circulam, diariamente, cerca de 20 mil pessoas, mais que a população de 42 municípios capixabas.

Investimento

Para o desenvolvimento do projeto será necessário o investimento de R$ 2,5 milhões para implantar sete quilômetros de rede, duas elevatórias e 190 ligações.  O sistema vai permitir que um milhão e cem mil litros de esgoto sejam tratados e a água retorne limpa para a natureza.

O diretor da Cesan relatou as ações do Se Liga na Rede, destacando o esforço da Companhia para expandir o número de ligações na Grande Vitória. “O governo está investindo um bilhão de reais em saneamento para aumentar a cobertura e tratamento nos municípios atendidos pela Companhia. Isso vai possibilitar que mais um terço da população tenha esgoto tratado. A ligação da Ufes na rede, com certeza, será simbólica para a sociedade”, afirmou.

Já o reitor da universidade reconheceu a importância da iniciativa e mostrou interesse em aprofundar estudos de geração de energia. “Nosso Departamento de Engenharia Ambiental desenvolve pesquisa com estações de tratamento compactas. E temos total interesse na parceria com as empresas”, disse.

A previsão é que o projeto seja feito em 12 meses a partir de 2014. A Cesan vai financiar toda a execução das obras, dividindo o pagamento em parcelas para a universidade.