Ufes recebe premiação no 9º Concurso de Monografia da ArcellorMittal

02/05/2018 - 16:46  •  Atualizado 04/05/2018 10:51
Compartilhe

Com a dissertação intitulada "Análise da produção de energia elétrica e de biocombustíveis a partir de resíduos sólidos agropecuários no Brasil", o estudante do Mestrado Profissional em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável da Ufes, Uonis Raasch Pagel, bem como sua orientadora, professora Adriana Fiorotti Campos, conquistaram o 1º lugar na categoria Dissertação de Mestrado, do IX Concurso de Monografia, Dissertação, Artigo e Trabalho de Iniciação Científica, de 2017, promovido pela ArcelorMittal Tubarão.

“Pelo segundo ano consecutivo, uma dissertação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES/CT) é premiada em 1º lugar no concurso promovido pela ArcelorMittal”, diz a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES), professora Carla Cesar Martins Cunha. A premiação aconteceu no dia 27 de abril, no Centro de Educação Ambiental da empresa, localizado no município de Serra.

Uonis Raasch Pagel, que defendeu sua dissertação em julho de 2017, diz que a pesquisa analisou quais são os obstáculos para que a produção de eletricidade e de biocombustíveis, a partir de fontes residuais agropecuárias, ainda não tenha sido suficientemente explorada até o momento no Brasil. “Os resultados da pesquisa apontam que os maiores obstáculos neste sentido não são técnicos, mas econômicos e político-institucionais, incluindo diversos dispêndios e restrições logísticas que corroboram por tornar o aproveitamento energético destes resíduos um processo de complexa viabilidade econômica no Brasil”, explica.

Na foto, o especialista de Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal Tubarão, Kioshi Kaneko,  Uonis Pagel e a professora Adriana Fiorotti Campos


Texto: Letícia Nassar
Edição: Thereza Marinho