Ufes recebe universidades públicas do Sudeste em encontro sobre assistência estudantil

02/10/2013 - 12:03  •  Atualizado 04/10/2013 16:57

Por Ana Paula Vieira, com foto de Jade Drummond

Pró-Reitores e técnicos da área de assistência estudantil das universidades públicas da região Sudeste estão reunidos na Ufes para discutir “A importância das ações de assistência estudantil na perspectiva da permanência e acompanhamento acadêmico”. Trata-se do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace), que começou nesta quarta-feira, 2 de outubro, e vai até a próxima sexta-feira, 4 de outubro, no auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE).

Na cerimônia de abertura, a diretora da Divisão de Assistência Estudantil da Ufes, Ludimila Nunes deu as boas-vindas e agradeceu a presença  dos participantes. O reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, destacou que o acolhimento aos estudantes é fundamental para que eles completem sua formação e deem o retorno ao mercado de trabalho em forma de serviços prestados.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil da Ufes, Maria Lucia Casate, enfatizou a importância do Fonaprace e do encontro no sentido de propor políticas públicas de assistência estudantil para subsidiar os pleitos das Universidades junto à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ao Ministério da Educação (MEC). Para a coordenadora da regional Sudeste do Fonaprace, Sylvia do Carmo Franceschini, a reunião do Fonaprace também abre a possibilidade de os participantes trocarem experiências acerca de ações de sucesso em algumas instituições e que podem ser replicadas por outras.

A mesa de abertura do evento também contou com a presença da pró-reitora de Graduação da Ufes, Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa, para quem a parceria entre as áreas de Graduação e de Assistência Estudantil “é imprescindível”.

Desafios

O coordenador nacional do Fonaprace, Ronaldo Crispim Sena Barros, falou sobre os desafios da assistência estudantil que, de acordo com ele, “são imensos”. “Temos que continuar a luta pela ampliação dos recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e pelo fortalecimento das equipes da assistência estudantil, com mais pessoal”, defendeu Ronaldo.

O pró-reitor lembrou ainda que a falta de estrutura para o acolhimento adequado aos estudantes pode gerar adoecimento e evasão.  “Este Fórum é propositivo e formativo. Temos que avançar na luta pela permanência qualificada nas Universidades Federais”, finalizou o coordenador nacional do Fonaprace.

A programação do encontro vai até a próxima sexta-feira, com palestras, grupos de trabalhos e apresentações de pôsteres.