Ufes retoma parceria com outras instituições para o Canal Universitário

19/06/2015 - 15:38  •  Atualizado 22/06/2015 17:24

A Ufes recebeu na manhã desta sexta-feira, 19, representantes de 14 instituições de ensino do Estado para discutir a retomada da parceria entre as entidades para a veiculação de conteúdo no Canal Universitário. A reunião foi realizada na sala de sessões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs) e contou com a presença da vice-reitora Ethel Maciel, que abriu o encontro.

Veja matéria da TV Ufes no link http://migre.me/qlPJH

O superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Edgard Rebouças, apresentou um histórico do Canal Universitário Arlindo Castro, que iniciou suas atividades em agosto de 2000 no canal 13 da operadora NET, com base na lei federal 8.977. A lei estabelecia a instituição de canais básicos de utilização gratuita, entre eles um canal universitário, nas operadoras de TV a cabo.

Na época, quatro instituições assinaram o termo de adesão ao canal: Ufes, Universidade de Vila Velha (UVV), Faculdades Integradas Espírito –Santenses (Faesa) e Centro de Educação Federal Tecnológica do Espírito Santo (Cefet-ES).

Ao longo dos últimos 15 anos, devido a diversos problemas operacionais, a produção dos conteúdos por parte das instituições foi reduzida e se tornou insuficiente para a manutenção de uma programação regular.

“Com a reestruturação da TV Ufes em 2013 e o reinício das atividades do Canal Universitário em 2014, com o novo controle-mestre gerenciado pela Ufes, queremos agora retomar a parceria com outras instituições que possam agregar conteúdo de caráter educativo, científico e cultural neste espaço”, afirma o superintendente Edgard Rebouças.

Interesse

Os participantes manifestaram seu interesse em integrar ao canal. “A Universidade está de parabéns. É uma proposta da qual a Esab se interessa em participar”, afirmou o representante da Escola Superior Aberta, Nildo Ferreira.

“Nós temos uma produção de conteúdo bem diversificada, mas que veiculamos em Minas Gerais porque não temos espaço aqui. Temos interesse em veicular programas aqui no Espírito Santo também”, afirmou a representante da Rede Doctum, Janaína Dardengo.

Nas próximas semanas, uma minuta de termo de adesão será encaminhada às instituições de ensino para análise. Uma nova reunião será agendada em julho para os encaminhamentos necessários à formalização da parceria.

A ideia é que, além da retomada do canal naTV a cabo, seja produzido também conteúdo para o Canal da Educação, cuja criação foi aprovada pelos ministérios da Educação e da Comunicação para a TV digital aberta.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Camila Fregona