Ufes se mantém em ranking internacional das melhores universidades

03/09/2020 - 14:04  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

O bom nível de internacionalização foi um dos principais fatores que contribuíram para que a Ufes mantivesse sua posição entre as melhores universidades do mundo. O desempenho foi divulgado nesta quarta-feira, 2, pelo Times Higher Education (THE), um dos principais rankings universitários do mundo, que avalia critérios como ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento como indicadores de desempenho das universidades.

Além desse critério, os bons indicadores na educação e no relacionamento com o mercado também favoreceram a posição da Ufes, que ficou entre as 30 primeiras, considerando as universidades brasileiras citadas pelo THE.

“O ranking só classifica com precisão as 200 primeiras universidades. Daí em diante, eles agrupam por categorias em grupos de 50, 100 ou 200 ou acima de mil. Dentre as brasileiras, podemos dizer que a Ufes ficou entre a posição 14 e 52, que são as universidades na categoria 1.000+. De qualquer forma, nós estimamos que a Universidade esteja entre as 30 primeiras do país com base na comparação da soma dos valores dos indicadores avaliados pelo THE: Ensino (18,5), Pesquisa (9,1), Citações (20,2), Recursos da Indústria (35,7) e Internacionalização (23,5)”, explica o professor Yuri Leite, um dos membros da Comissão de Rankings da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Ufes.

Ele destacou ainda que, das 52 instituições brasileiras no ranking, 45 são públicas, sendo 34 federais e 11 estaduais. “Isso comprova a excelência das universidades públicas brasileiras. O resultado da Ufes se deve ao comprometimento e dedicação dos professores, técnicos e alunos com ensino, pesquisa e extensão públicos e de qualidade”, ressalta.

Excelência

Para a secretária de Relações Internacionais da Ufes, Patrícia Cardoso, estar entre as melhores universidades do mundo evidencia o crescimento da internacionalização da Ufes, ou seja, do aumento de sua projeção no cenário mundial. “Mais uma vez, a Ufes mostra a excelência de sua internacionalização, que não ocorre só na área de pesquisa, mas também no ensino e no relacionamento com o mercado. A Ufes sendo reconhecida nesse índice mundial é uma evidência da internacionalização da educação superior”, destaca.

“Só o fato de estar no ranking, já é um reconhecimento da importância da Ufes, pois o mundo tem cerca de 25 mil universidades e somente 1.500 entram nesse ranking, sendo que a Ufes é a única instituição do Espírito Santo na edição 2021”, reforça Leite.

A Ufes passou a integrar a lista do ranking THE em setembro de 2019. Segundo dados da SRI, os indicadores da Ufes, quando comparados aos do ano passado, mostram uma melhora significativa nas citações (de 16,2 para 20,2), o que indica que as pesquisas feitas na Universidade alcançaram maior visibilidade, sendo mais citadas pela comunidade científica internacional.

A Universidade de São Paulo (USP) foi a instituição brasileira mais bem colocada no ranking, ficando entre a 201ª e a 250ª posição.

Texto: Thereza Marinho
Imagem: https://www.timeshighereducation.com/