Ufes sedia conferência ‘Por que a humanidade usa drogas?’

11/11/2016 - 18:17  •  Atualizado 16/11/2016 18:27

A Ufes sedia na próxima quarta-feira, 16, a conferência “Por que a humanidade usa drogas?”. O evento é uma realização da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, em parceria com as prefeituras de Vitória e Vila Velha, com Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Ufes e com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) por meio do Projeto Redes.

O evento será realizado no Teatro da Ufes, das 8h30 às 12 horas e se dirige a profissionais da rede de atenção às pessoas com necessidades de cuidado decorrentes de uso de álcool e outras drogas. Os interessados devem se inscrever através do e-mail da Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (ETSUS – Vitória), etsussescolar@correio1.es.gov.br, informando nome completo, instituição de ensino e telefone para contato.

O objetivo é de discutir o uso de drogas na humanidade e o lugar da droga na sociedade contemporânea, produzindo reflexões sobre as estratégias de atuação dos diferentes setores frente a essa questão.

A conferência contará com a presença do médico psiquiatra e consultor da Secretaria Nacional de Políticas de Álcool e Drogas (Senad), Antônio Nery Filho, idealizador do projeto Consultório na Rua, que tem a proposta de levar profissionais para cuidar das pessoas na rua.

O Projeto Redes, da Fiocruz, trabalha com o objetivo de organizar e articular redes intersetoriais de atenção ao usuário de crack, álcool e outras drogas, possibilitando a construção de ações integradas nas áreas de saúde, segurança, assistência social, educação e direitos humanos.

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)