Ufes sedia Congresso Internacional de Artes e Filosofia

20/10/2014 - 14:29  •  Atualizado 21/10/2014 10:40
Os programas de Pós-Graduação em Artes (PPGA) e em Filosofia (PPGFil) da Ufes promovem a partir desta segunda-feira, 20, às 14 horas,
o IV Colóquio Internacional de Filosofia Medieval e I Congresso Internacional de Artes e Filosofia: Arte, Crítica e Mística. O evento vai até o dia 23 de outubro e acontece no auditório e sala 9 do IC-II, e nas salas 2 e 3 do anexo do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras.

Um dos coordenadores do evento, o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA), Ricardo Luiz da Costa, explica
que o objetivo do congresso é estimular a interação entre o campo da estética e o da filosofia. “A proposta é estreitar o contato entre as Artes e a Filosofia, para assim estimular o diálogo transdisciplinar, forma de percepção mais abrangente e generosa das realidades pensadas e que dizem respeito ao universo das ciências da humanidade. Sem essa forma de pensar o mundo, não é possível criar elos que construam um conhecimento totalizante”, afirmou.

Além de professores da Ufes, o congresso também contará com a presença de Ângela Vaz Leão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Paul van Tongeren, da Radboud University (Holanda); José María Salvador González, da Universidad Complutense de Madrid (Espanha); e de Giannina Burlando, da Pontifícia Universidad Católica de Chile.

O evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do
Espírito Santo (Fapes). A programação completa está disponível no endereço www.artes.ufes.br

Por Gabriela Costa (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)