Ufes sedia a II Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Espírito Santo neste sábado, 20

20/04/2024 - 14:24  •  Atualizado 22/04/2024 17:34
Texto: Thereza Marinho
Representantes de povos migrantes, da ONU e da Ufes posam no hall de entrada do Labpetro.

A Ufes sedia neste sábado, 20, a II Conferência Estadual de Migrações, Refúgio e Apatridia do Espírito Santo (Comigrar-ES), que pretende debater e buscar formas para assegurar a defesa dos direitos da população migrante, refugiada e apátrida, por meio da mobilização e do aprimoramento das políticas públicas destinadas a este público.

O evento teve início às 8h30 e acontece no auditório do Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análises de Petróleos (Labpetro), no campus de Goiabeiras. A programação que se estenderá por todo o dia e contará com palestras e debates em grupos que abordarão os seguintes eixos temáticos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental, e interculturalidade e diversidades.

Na cerimônia de abertura, o reitor Eustáquio de Castro (no púlpito) destacou a importância da Universidade sediar o evento. “Buscamos cada vez mais acolher a diversidade e respeitar as pessoas, para que possamos contruir uma universidade e uma sociedade mais inclusiva e mais democrática. Vivemos um momento de construir pontes, de promover o diálogo, a colaboração e de nos reunirmos em prol dos direitos humanos e da dignidade para todos, independentemente da nacionalidade, etnia ou religião”, afirmou.

Na foto, os membros que participaram da cerimônia de abertura. No púlpito, o reitor Eustáquio de Castro fala para os presentes.

Ele citou ainda os casos recentes de grupos de venezuelanos e de nigerianos que chegaram ao Espírito Santo em busca de refúgio. “Diante desse cenário, é nossa responsabilidade, enquanto instituição de ensino e membros de uma comunidade global, dar voz a essas realidades, entender suas nuances e buscar soluções que promovam proteção, justiça e inclusão”, destacou.

Além do reitor da Ufes, a solenidade de abertura contou com a presença  do representante da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Willian Laureano; da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo; da titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Acnur na Ufes, Brunela Vicenzi; da chefe da Divisão de Naturalização do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Rayssa Cavalcante; do coordenador do Núcleo de Apoio aos Refugiados no Espírito Santo (Nuares), Rafael Simões; do líder dos venezuelano da etnia Warao, Cacique Ruben Mata Mata; e o líder da Mesquita Vitória e embaixador da Paz no Brasil, Sheik Mohamad Barakat.

“As parcerias interinstitucionais são importantes para a construção de políticas efetivas em prol das pessoas que passam por migrações forçadas e por situações de apatridia”, ressaltou a professora Brunela Vicenzi.

O presidente da Liga de Estudantes Africanos na Ufes (LUA), Evrad Deutou, e migrantes que estudam na Universidade também participaram da conferência, juntamente com integrantes de grupos que buscaram refúgio no estado.

Ao final do dia, haverá a escolha de delegados que participarão da conferência nacional prevista para ocorrer em junho, em Foz do Iguaçu.

Fotos: Ana Beatriz Fonseca

Categorias relacionadas