Ufes sedia simpósio sobre Saúde Mental e Trabalho a partir desta quarta, 3

02/10/2018 - 18:23  •  Atualizado 02/10/2018 18:23

Começa na Ufes nesta quarta-feira, 3, às 9h30, o Simpósio Saúde Mental e Trabalho, que ocorrerá até 4 de outubro no auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE), no campus de Goiabeiras. O tema vem sendo discutido pela Rede de Formação e Pesquisa em Saúde do Trabalhador (Refopesat), que efetiva ações nesse campo sob a ótica da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT).

Segundo a comissão organizadora do evento, entre as propostas do simpósio estão discutir sobre a “necessidade de identificação e sistematização de informações em Saúde Mental relacionada ao Trabalho, para subsidiar a produção de cuidado nos diversos ramos de atividades; estratégias para fomentar a identificação, a avaliação diagnóstica, o manejo clínico dos casos de Saúde Mental relacionados ao Trabalho; bem como a promoção da Saúde Mental e a prevenção do sofrimento e adoecimento psíquico”.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 35% a 40% da população trabalhadora ativa apresenta algum tipo de transtorno mental, sendo essa a terceira maior causa de afastamento do trabalho no Brasil e com tendência crescente devido às exigências modernas do mundo laboral.

O evento, que contará com a presença de profissionais, pesquisadores e gestores da área de Saúde Mental e Trabalho, terá em sua programação a mesa redonda “Diretrizes para a Atenção Integral em Saúde Mental e Trabalho”; conferências sobre “Saúde Mental Relacionada ao Trabalho: desafios das ações de apoio matricial e vigilância nos ambientes de trabalho” e “Atenção ao sofrimento e ao adoecimento psíquico do trabalhador e da trabalhadora”; mostras de experiências; e uma oficina sobre o tema “Tecendo Redes em Saúde Mental e Trabalho”.

Rede

A Rede de Formação e Pesquisa em Saúde do Trabalhador (Refopesat) é composta pelo Centro Estadual em Referência a Saúde do Trabalhador (Cerest-ES), Fundacentro Centro Estadual do Espírito Santo, Ufes, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) e as Vigilâncias em Saúde do Trabalhador dos municípios de Vitória e de Anchieta.

A rede conta com a parceria de outras instituições, como o Núcleo de Assistência à Saúde do Trabalhador do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Nast/Hucam), a Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Estado do Espírito Santo.

Confira a programação do evento no arquivo anexado abaixo.

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação), com informações da Comissão Organizadora do Simpósio.