Ufes sedia três eventos internacionais simultâneos sobre educação na área de Química

24/04/2024 - 17:48  •  Atualizado 24/04/2024 18:25
Texto: Luiz Vital     Edição: Thereza Marinho
Foto do auditório do Labpetro

A Ufes sedia nesta semana três eventos internacionais simultâneos na área de Química, com participação presencial e virtual com base no auditório do Núcleo de Competências em Química do Petróleo (LabPetro), do Centro de Ciências Exatas (CCE) da Ufes, no campus de Goiabeiras. As atividades começaram nesta quarta-feira, 24, e prosseguem até a próxima sexta-feira, 26 (veja a programação completa no arquivo anexado abaixo).

Organizados pela Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química (ReLAPEQ), os eventos – II Encontro da ReLAPAQ, II Coloquio Internacional de Didáctica de las Ciencias Humanas y Naturales e I Mostra Latino-Americana de Tecnologias aplicadas à Educação Química (Molatequi) – deverão reunir cerca de 250 participantes, entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em Química de diferentes países latino-americanos.

Na abertura, realizada às 14 horas, o professor José Antonio Guerrero, da Universidade Nacional Autônoma do México, ministrou uma palestra sobre A ética do futuro das ciências químicas. A professora Maria Eunice Marcondes, da Universidade de São Paulo (USP), abordou o tema Da educação básica ao ensino superior: a pesquisa em ensino de Química e sua contribuição na formação de professores e pesquisadores. Além do auditório do LabPetro, outras atividades serão realizadas no Prédio Paulo Freire, do Centro de Educação (CE) da Ufes, no campus de Goiabeiras.

“São eventos que estimulam professores e estudantes e que atraem as novas gerações para atuação no ensino de Química, para debater temáticas pertinentes à realidade da área”, destaca o professor Thiago Henrique Corrêa, presidente da ReLAPEQ. “O compromisso da nossa entidade é debater novos conceitos e outros já estabelecidos, e também buscar pensar outros modos de habitar e desenvolver a pesquisa na área de educação em Química”, acrescenta o professor.

Além de Thiago Corrêa, compuseram a mesa de abertura o professor Marcus Ribeiro, presidente da Sociedade Brasileira do Ensino de Química (SBEnQ); o diretor do CCE, Etereldes Gonçalves Júnior; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), André Romero; e a vice-diretora do Centro de Educação, Silvana Ventorim. Também participaram da solenidade representantes da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), e do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Os links de acesso às palestras dos eventos, exclusivos para participantes on-line, estão disponíveis neste site. Para acessar as salas o participante deverá confirmar e-mail e senha de inscrição. Os eventos têm o apoio institucional da Ufes, do Ifes e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Foto: Organização do evento

Categorias relacionadas