Ufes sedia XVIII Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação em Filosofia

19/10/2018 - 18:15  •  Atualizado 23/10/2018 12:31

A Ufes sediará entre os dias 22 e 26 de outubro, o XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof), no campus de Goiabeiras. A programação conta com conferências, mesas redondas, minicursos, grupos de trabalhos (GTs) e sessões temáticas (STs), além do lançamento de livros.

Paralelo ao evento principal também ocorrerá o IV Encontro Nacional Anpof Ensino Médio, voltado para a Educação Básica; e o Prêmio Anpof 2018, que vai premiar a melhor dissertação de mestrado e a melhor tese de doutorado produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Haverá ainda uma Tenda Cultural, com apresentações musicais e rodas de conversa (veja a programação no arquivo anexado abaixo).

O evento terá início às 18h15 do dia 22, no Teatro Universitário, com uma apresentação cultural. A solenidade de abertura contará com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte e do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Oswaldo Giacóia, que vai ministrar uma conferência sobre o tema “Avatares do ideal ascético: os comediantes e o resto”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Costa Reis Júnior, participará da mesa redonda “A filosofia, a universidade e a crise brasileira” – que ocorrerá na quinta-feira, 25. Também estarão presentes nesse debate o ex-presidente da Anpof, reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), presidente da Sociedade Interamericana de Filosofia e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) João Carlos Salles; e o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e representante da área de Filosofia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Nythamar Oliveira.

Para conferir a programação completa, acesse o site anpof.org/portal/index.php/pt-BR/encontros/xviii-encontro-nacional-da-anpof

Integração

A Anpof foi fundada em Brasília no ano de 1983 e realiza seus encontros a cada dois anos, reunindo pesquisadores do Brasil e exterior. Dentre os objetivos da Anpof estão “promover maior integração dos cursos de pós-graduação em Filosofia, defender os interesses das pós-graduações dessa área junto aos órgãos competentes e estimular em todos os níveis a investigação filosófica no país”.

Os anfitriões do encontro na Ufes serão o Programa de Pós-Graduação em Filosofia, o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo/Núcleo Ufes) e o Departamento de Filosofia da Universidade.

Texto: Karla Silveira (estagiária de Comunicação)