Ufes tem 31 projetos aprovados no edital +Pesquisa AgroCapixaba

15/12/2016 - 17:17  •  Atualizado 19/12/2016 14:01
Compartilhe

Inovação e sustentabilidade na agropecuária. Esse é o principal objetivo do edital +Pesquisa AgroCapixaba, que investirá R$ 10,7 milhões, em projetos de pesquisa nas áreas de agricultura, pecuária, aquicultura e pesca. Dos 90 projetos de pesquisa que tiveram o financiamento aprovado, 31 serão desenvolvidos pela Ufes (veja lista abaixo).

Os contratos foram assinados na manhã desta quinta-feira (15), no Palácio Anchieta, com a presença do governador Paulo Hartung; do secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; do diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Jose Antonio Bof Buffon; do diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Júnior; e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval da Costa Reis Junior; além de pesquisadores da Universidade.

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e Fapes, visando o aumento da produtividade, além de promover o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais e agregar valor à produção.

Os projetos escolhidos serão executados em oito instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo e desenvolvidos em 10 temas: Fruticultura; Mamão; Cafeicultura; Produção Animal; Pipericultura (pimenta-do-reino); Silvicultura e Sistemas Integrados de Produção; Culturas Alimentares e Floricultura; Aquicultura e Pesca; Água, Solo e Agricultura de Baixo Carbono; e Agroecologia e Agricultura Orgânica.

Redes

As pesquisas serão desenvolvidas em 22 “redes”, de acordo com cada tema, o que vai contribuir para a integração das instituições de ensino e pesquisa capixabas, incentivando a consolidação de jovens pesquisadores, aumentando a produção técnico-científica e estimulando a interdisciplinaridade e o intercâmbio institucional.

Para o governador Paulo Hartung o edital é uma importante ferramenta de aproximação entre a academia e o setor produtivo com benefícios para sociedade.

"Concluímos nestes 90 projetos um ciclo novo na área de ciências e tecnologia em uma curva de aprendizado importantíssima. Me agrada muito, pois desde o início discutimos que era necessário aproximar a academia da vida dos capixabas. Esses recursos precisavam significar uma aproximação real. Esse edital irá auxiliar no aumento da produção e competitividade do agronegócio capixaba", destacou o governador.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufes, Neyval da Costa Reis Junior, destacou que as pesquisas estão relacionadas diretamente com as demandas do Estado. “É uma proposta inovadora, diferente. Teve uma etapa importante de planejamento estratégico em cada um dos setores produtivos, com o levantamento de demandas de como a academia pode contribuir. O que o produtor precisa que seja feito? E os editais foram lançados com base nos problemas que precisam ser resolvidos”, avaliou.

Diálogo

O edital “+Pesquisa AgroCapixaba” é o primeiro fruto do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 3), resultado do diálogo do governo com os produtores. Os projetos vão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, a elevação da renda dos produtores, o adensamento dos arranjos produtivos, a conservação do solo e o uso racional da água.

As linhas de pesquisa foram definidas a partir das demandas identificadas na série de debates realizados em mais de 50 oficinas de trabalho em torno dos principais arranjos produtivos da agropecuária capixaba ao longo de 2016.

O resultado final do edital pode ser conferido no link: https://fapes.es.gov.br/Media/fapes/Importacao/Arquivos/EditaisResultados/Edital_FAPES-SEAG_06-2015_Agro_Homologado_Instrucoes_09dez2016.PDF

 

Conheça os projetos da Ufes que foram aprovados:

Fruticultura (mamão)

Adilson Vidal Costa (Alegre) - Desenvolvimento e avaliação do efeito de novos triazóis a partir do eugenol como método alternativo de controle fitossanitário.

Patricia Machado Bueno Fernandes (Vitória) - Metodologia para a detecção da meleira do mamoeiro e desenvolvimento biotecnológico de um mamoeiro com expressão gênica modificada resistente à doença.

 

Cafeicultura

Edvaldo Fialho dos Reis (Alegre) - Manejo racional da água na cafeicultura irrigada utilizando rede de sensores sem fio.

Paulo Cezar Cavatte (Alegre) - Fenotipagem de alto rendimento de atributos fisiológicos para seleção indireta de clones de Coffea canephora com potencial de tolerância à seca.

Marcelo Antonio Tomaz (Alegre) - Tolerância diferencial e responsividade à seca de genótipos melhorados de café Conilon em altitude de transição.

Samuel de Assis Silva (Alegre) - Qualidade potencial do café conilon produzido em diferentes ambientes no Sul do Estado do Espírito Santo.

Willian Bucker Moraes (Alegre) - Efeito de diferentes condições ambientais sobre a ferrugem e desenvolvimento do cafeeiro conilon face às mudanças climáticas globais.

José Francisco Teixeira do Amaral (Alegre) - Manejo consorciado de cafeeiro biodiverso: alterações agronômicas, fisiológicas e nutricionais como medidas mitigadoras aos estresses climáticos.

 

Pipericultura

Valdemar Lacerda Jr. (Vitória) - Obtenção de novos insumos a partir de fontes naturais e sintéticas com potencial aplicação no combate ao fungo Fusarium solani piperis.

Rodrigo Rezende Kitagawa (Vitória) - Avaliação de produtos naturais e derivados sintéticos no controle da fusariose em pimentado-reino (Piper nigrum L.).

Maria Tereza Weitzel Dias Carneiro Lima (Vitória) Avaliação da qualidade físico-química da pimenta-do-reino produzida no Estado do Espírito Santo.

Fábio Luiz Partelli (São Mateus) - Acúmulo de nutrientes nos frutos e concentração foliar da pimenta do reino ao longo de ano, no Norte do Espírito Santo.

Ivoney Gontijo (São Mateus) - Cultivo intercalar de plantas de cobertura na cultura da pimenta-do-reino.

Adriano Alves Fernandes (São Mateus) - Uso de potássio, cobre e zinco como indutores de resistência no controle de Fusarium solani em mudas de pimenta-do-reino.

Andreia Barcelos Passos Lima Gontijo (São Mateus) - Diagnóstico de viroses na pimenta-do-reino com base em métodos moleculares.

Alexandro Gomes Facco (São Mateus) - Aplicação de Geotecnologias no cultivo de Pimenta-do-reino.

 

Silvicultura e sistemas integrados de produção

Gilson Fernandes da Silva (Alegre) - Avaliação econômica de diferentes modelos de sistemas silvipastoris.

Ivan Jannotti Wendling (Alegre) - Produtividade e qualidade de pastagem de capim-marandu recuperada por diferentes modelos de sistemas silvipastoris.

Jose Eduardo Macedo Pezzopane (Alegre) - Alterações microclimáticas e respostas fisiológicas dos estratos vegetais em diferentes modelos de sistemas silvipastoris.

Fabricio Gomes Gonçalves (Alegre) - Extração de taninos em cascas de eucalipto cultivado em ambientes contrastantes para produção de adesivo.

Renato Ribeiro Passos (Alegre) - Potencial de uso de biocarvão como condicionador do solo e na produção de eucalipto.

Pedro Gutemberg de Alcantara Segundinho (Alegre) - Desenvolvimento de calços colados a partir de resíduos sólidos de madeira de eucalipto provenientes de serrarias.

Marcos Vinicius Winckler Caldeira (Alegre) - Morfogênese in vitro de explantes juvenis e adultos de braúna (Melanoxylon brauna) e jacarandá caviúna (Dalbergia nigra), espécies da Floresta Atlântica.

Elzimar de Oliveira Gonçalves (Alegre) - Propagação assexuada de espécies arbóreas nativas da Floresta Atlântica.

 

Culturas alimentares / floricultura

Adésio Ferreira (Alegre) - Seleção de genótipos de Manihot esculenta visando a sustentatbilidade da agricultura familiar do Estado do Espírito Santo.

Marcia Flores da Silva Ferreira (Alegre) - Caracterização molecular e bioquímica de coleção capixaba de germoplasma de feijão, mandioca e milho.

 

Aquicultura e pesca

Luiz Fernando Loureiro Fernandes (Vitória) - Influência da suplementação alimentar e indução de desova na reprodução do vermelho dentão Lutjanus jocu.

 

Água, solo e agricultura de baixo carbono

Diego Lang Burak (Alegre) - Insumos biológicos e adubação verde na recuperação de pastagens degradadas.

 

Agroecologia e agricultura orgânica

Ricardo Franci Gonçalves (Vitória) - Precipitação química de estruvita derivada de águas amarelas para o reaproveitamento de nutrientes na fertilização agrícola.

Rafael de Queiroz Ferreira (Vitória) - Desenvolvimento de metodologias eletroanalíticas empregando um protótipo de baixo custo para o monitoramento de metais pesados e fármacos (antibióticos - hormônios) em urina e estruvita usada como fertilizante na agricultura orgânica.

Aline Carneiro Silverol (Vitória) - Utilização de estruvita e resíduos orgânicos na fabricação de fertilizantes organo-minerais a partir do Processo Humifert: produção, caracterização e aplicação.


Texto: Thereza Marinho (com informações da Secretaria de Estado da Agricultura)
Foto: Secretaria de Estado da Agricultura