Ufes tem crescimento de 202% na publicação de artigos científicos nos últimos dez anos

17/06/2019 - 18:42  •  Atualizado 01/11/2022 09:21

O Departamento de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes (PRPPG) divulgou um balanço do crescimento de publicação de artigos científicos produzidos pela Universidade. Segundo os dados apurados, a Ufes tem se destacado com um crescimento contínuo que culminou em 202% nos últimos dez anos, enquanto que, no mesmo período, o crescimento brasileiro foi de 87% segundo a base Scopus (imagem), considerando os artigos científicos publicados de 2009 a 2018.

“O crescimento da Ufes ficou em torno de 20% ao ano e foi equilibrado, sendo superior ao da China, em torno de 12%, e ao do Brasil, que foi inferior a 10%. Esse fato é fruto do trabalho e do empenho dos nossos professores e alunos, principalmente os que estão envolvidos com a iniciação científica e a pós-graduação. Um trabalho coordenado pela PRPPG, junto com outros seguimentos da Universidade”, afirma o diretor do Departamento, professor Fábio Partelli.

O Departamento de Pesquisa levantou ainda que as instituições que mais publicaram artigos científicos no Brasil de 2009 a 2018 foram, na ordem de grandeza, as universidades de São Paulo (USP), Estadual Paulista (Unesp), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual de Campinas (Unicamp), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal de Minas Gerais (UFMG) e Federal de São Paulo (Unifesp). A Ufes, que em 2009 ocupava a 36ª posição, em 2018 passou para 29ª. Os principais parceiros da Ufes em publicações são Estados Unidos, Espanha, Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Argentina e Austrália.

“O Brasil está entre os 15 países que mais publicam artigos científicos, com quase 100 mil publicações anuais. A Ufes se aproxima dos mil artigos anuais e, se a tendência de crescimento for mantida, o quantitativo passará de mil em 2019”, projeta o professor.

Financiamento

Quando ao financiamento das pesquisas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) se destacam nas publicações realizadas por professores da Ufes. “A Capes, principalmente relacionada ao aporte de bolsas e as outras duas instituições, associadas ao aporte de bolsas e ao financiamento das pesquisas. Nesse cenário, a Fapes tem um papel importantíssimo no Espírito Santo, com lançamentos de diversos editais todos os anos, destaca Partelli”.

Segundo o Departamento de Pesquisa, a maioria dos artigos científicos publicados compreende a área de conhecimento Agricultura e Biologia, com 21,1% das publicações. Em segundo lugar, com 13,6% das publicações, está a categoria Medicina.

O professor explica ainda que, dentre as bases de dados existentes, a Scopus se destaca, oferecendo uma visão geral de dados científicos e literaturas globais em diversas áreas de conhecimento, possuindo ferramentas eficientes para rastreamento, análise e visualização de pesquisas. Em todo o mundo, a Scopus é utilizada como ferramenta de pesquisa por mais de três mil instituições acadêmicas, governamentais e corporativas.

Com informações do Departamento de Pesquisa da PRPPG